O aumento de portagens na Via do Infante, a partir de 1 de Janeiro de 2017, «é uma grave decisão» e «injusta», de acordo com o PSD Algarve, que vai exigir na Assembleia da República que o Governo volte atrás com a medida.
Em comunicado, os social-democratas dizem que «mais grave e injusta é esta decisão quando o Governo afirma que 78 % das portagens não sofrem aumentos. A A22 não se conta nesse número, e pior, segundo as notícias, é a que sofre aumento maior».
Para o PSD, «esta decisão colide frontalmente com os compromissos que os partidos que suportam o Governo firmaram perante os algarvios: o PS prometeu uma redução imediata de 50 %, o BE e o PCP assumiram a abolição. A soma destas três forças é este fatídico resultado».
O comunicado acrescenta que «estes partidos afirmam que a A22 tem o preço por km mais caro de todas as ex-SCUT. Desta forma, a diferença será ainda maior».
De acordo com o PSD Algarve, os deputados Cristóvão Norte e José Carlos Barros «vão exigir na Assembleia da República que Governo volte atrás com esta decisão, a qual prejudica o Algarve em desfavor do resto do país».