O PSD/Algarve está preocupado com «as consequências sociais dramáticas» de uma eventual extinção do programa «Contrato Emprego Inserção», que já estará a ser afetado pelos «cortes efetuados pelo Governo do PS nos apoios sociais, muito particularmente os disponibilizados pelo IEFP».
Esta foi uma das questões em debate na última reunião desconcentrada da Comissão Política dos social-democratas algarvios, que decorreu em Vila Real de Santo António.
Segundo alega o PSD, este é um dos concelhos do Algarve onde «se avizinha uma catástrofe social, na medida em que até ao final do mês de maio caducam centenas de CEI +, o que fará com que milhares de pessoas vejam os seus parcos rendimentos diminuírem subitamente e de forma significativa, vislumbrando-se desde já enormes dificuldades em serem reintegradas no mercado de trabalho».
Um assunto que os deputados do PSD eleitos pelo Algarve Cristóvão Norte e José Carlos Barros prometem levar à Assembleia da República.
Na mesma reunião, também foram abordadas as problemáticas do Mar, nomeadamente o Acordo Fronteiriço do Guadiana, «cujo prazo de vigência terminou recentemente e cuja renegociação, a efetuar entre os governos de ambos países, deverá contemplar um maior equilíbrio entre as partes, e ainda a duração mínima necessária de vigência do período de defeso, sendo que, em diversas circunstâncias, priva os pescadores e/ou mariscadores, e respetivas famílias, dos rendimentos mínimos necessários ao seu sustento», salientaram os social-democratas algarvios.