A Universidade do Algarve acolheu esta quarta-feira o II Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul, iniciativa que juntou perto de 50 psicólogos escolares do Algarve e Alentejo.
A reunião foi um momento de troca de experiências e reflexão, mas também de promoção de uma maior ligação entre estes profissionais de saúde.
«O trabalho individualizado não abre horizontes, as parcerias são muito importantes e todos os agentes envolvidos no processo educativo devem ser ouvidos, porque, se existir comunicação entre o Ensino Secundário e o Universitário, o trabalho fica mais facilitado e todos conseguiremos estar mais próximos», ilustrou a psicóloga do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, Sandra Pereira, uma das participantes no evento.
Depois de uma sessão de abertura, a cargo do reitor da UAlg António Branco, o vice-reitor da UAlg Paulo Águas traçou uma panorâmica global do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e Gabriela Schutz, pró-reitora, falou sobre os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – TeSP, apresentando a possível oferta da UAlg neste domínio.
De seguida, Luís Sérgio Vieira e Vítor Gamboa, docentes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), falaram sobre os projetos de investigação em Psicologia da Educação que estão a ser desenvolvidos na UAlg.
O Encontro terminou com uma conferência sobre «A dimensão académica, social e emocional na intervenção educacional da carreira. Intervenções estruturadas ou a casuística do problema?», apresentada por Maria Odília Teixeira, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.