O PS/São Brás de Alportel saiu em defesa do ex-presidente da Câmara deste município e atual presidente da Federação do Algarve socialista, na sequência de acusações do PSD local de «despudorada quebra de promessas, por António Eusébio ter suspendido o mandato de presidente da Assembleia Municipal, para o qual foi eleito em setembro, «sem nunca ter sequer, presidido a uma única sessão ordinária».
António Eusébio solicitou a suspensão de mandato enquanto presidente da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel a 12 de dezembro, na sequência da sua eleição como Primeiro-Secretário do secretariado executivo da Comunidade Intermunicipal da Associação de Municípios de Algarve.
Os socialistas são-brasenses estranham «que, em sede própria, nomeadamente na sessão da Assembleia Municipal em que António Eusébio solicitou a suspensão de mandato por um período de um ano, os eleitos pelo PSD nada disseram, considerando que este assunto não seria, portanto, merecedor de mais considerandos».
«A comissão política do Partido Socialista de São Brás de Alportel esclarece, ainda, que se deve ao novo enquadramento legal das autarquias locais e comunidades intermunicipais, da responsabilidade legislativa da maioria de coligação PSD/CDS-PP, recentemente publicado e que entrou em vigor apenas após as eleições autárquicas, a impossibilidade de acumular funções de Primeiro-Secretário do secretariado executivo da Comunidade Intermunicipal da Associação de Municípios de Algarve, cargo para o qual António Eusébio foi eleito por larga maioria pelos representantes dos 16 municípios, com quaisquer outros cargos de soberania ou das autarquias locais», acrescentou o PS/São Brás de Alportel.
Para os socialistas «é um orgulho para a comunidade são-brasense a escolha de um seu filho para um destacado e relevante cargo de âmbito regional, com elevadas responsabilidades, e ainda mais efetuada em contexto de eleição por representantes dos 16 municípios».
«Evidencia o reconhecimento da capacidade técnica e política de António Eusébio cuja experiência e conhecimentos adquiridos, nomeadamente em 12 anos de exercício de presidente da câmara municipal, em muito contribuirá em prol do Algarve, e em muito continuará a contribuir em benefício do Concelho de S. Brás de Alportel», concluíram.