A Câmara Municipal de Portimão acaba de lançar um procedimento inovador para que empresas, pessoas privadas ou associações possam “adotar” uma das cerca de 30 rotundas existentes no concelho, garantindo assim a sua manutenção.
Em contrapartida, as entidades que, pelo prazo de um ano, assumirem a manutenção daquele espaço poderão promover aí a publicidade da sua empresa ou marca.
A presidente da Câmara Isilda Gomes, em declarações ao Sul Informação, disse que a atribuição destas rotundas a quem se candidatar será feita «através de um concurso público, para que não haja dúvidas e tudo fique claro e transparente». As candidaturas, acrescentou, serão depois avaliadas por um júri.
A autarca revelou que «já há empresas interessadas e em alguns casos há rotundas com dois ou mais interessados». Um interesse que, na opinião de Isilda Gomes, não é de admirar, uma vez que «as rotundas são locais de passagem obrigatória e de muito movimento».
Entre as que poderão suscitar mais interesse, Isilda Gomes destacou «todas as rotundas ao longo da V3 e da V6».
Tendo em conta as restrições quanto à colocação de publicidade em rotundas e cruzamentos, a presidente da Câmara assegurou que as entidades que ficarem responsáveis pela manutenção dos espaços irão apenas colocar «pequenas placas, com o nome da empresa ou a marca», não pondo em causa a segurança rodoviária.
«No fundo, em vez de ter lá o nome da rotunda, passará a ser a rotunda do Hotel A ou do Hotel B. Será assim que estes espaços passarão a ser conhecidos no futuro», garantiu.
E como surgiu a ideia? Isilda Gomes assume que, devido às conhecidas dificuldades financeiras da Câmara de Portimão, as rotundas têm estado um pouco votadas ao abandono.
«Uma vez estava a falar com um empresário da terra, que me disse que as rotundas precisavam de manutenção. Eu respondi: pois precisam, mas nós não temos dinheiro. E esse empresário lançou a ideia: porque é que vocês não pensam em entregar as rotundas a empresas, para que elas assumam essa manutenção? Eu achei a ideia muito boa. Pedimos a uma arquiteta paisagista da Câmara que trabalhasse o assunto e agora aí está este procedimento inovador», explicou a autarca.
Todas as propostas para o concurso destinado à atribuição dos Contratos Patrocínio relativos à manutenção de rotundas deverão dar entrada na Câmara Municipal de Portimão até ao dia 29 de fevereiro.
As condições de Participação e as condições formais e técnicas estão disponíveis para consulta dos interessados em http://cm-portimao.pt/index.php/autarquia/rotundas e no Departamento de Obras, Gestão Urbanística, Ambiente Urbano, Trânsito e Manutenção – Divisão de Ambiente Urbano da Câmara Municipal de Portimão, na Praça 1ª de Maio, com o número de telefone 282480412, onde podem ser examinados ou solicitados quaisquer esclarecimentos, das 9h00 às 13h00h e das 14h00 às 17h00.