Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

praia de d anaA Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza suspendeu a classificação “Qualidade de Ouro”, atribuída à Praia de Dona Ana, no concelho de Lagos, por considerar que «as recentes intervenções realizadas colocam em causa o equilíbrio ambiental e paisagístico que deve nortear a atribuição deste galardão».

Estas intervenções, com um custo base de 1,8 milhões de euros, compreenderam a recarga artificial numa extensão de 40 metros, a construção de um esporão para retenção de sedimentos e a consolidação de arribas.

Segundo a Quercus, «além de alterarem significativamente a paisagem natural característica da Praia da Dona Ana, colocam em causa a conservação e a proteção de ecossistemas marinhos de elevada biodiversidade, nomeadamente a destruição de dois roteiros subaquáticos identificados pela Universidade do Algarve».

A Quercus considera que estas intervenções, devido ao seu «custo elevado» e «carácter temporário», «não se justificam».

«A segurança dos utentes não passa pela destruição da beleza paisagística das nossas praias, mas por campanhas de sensibilização e por limitar o número de utentes por praia, medida fundamental em praias de arribas instáveis, como é o caso da Praia de Dona Ana», acrescenta a associação.

Por outro lado, considera, «a crescente construção de hotéis e habitações privadas em domínio público hídrico reflete o deficiente ordenamento do território na região do Algarve, constituindo a grande causa para a degradação das arribas».

Por isso, «é necessário minimizar os impactes que advêm da erosão das arribas» e promover «a requalificação das praias».

A associação ambientalista, considera também «importante a rápida atuação do poder político no sentido de proibir e instaurar a retirada de habitações que se encontram em zonas assinaladas com elevado perigo de derrocada».

Por fim, a Quercus volta a informar que a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída às praias nacionais em 2015 foi exclusivamente baseada na análise à qualidade da água realizada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, ou seja, nada tem a ver com os eventuais impactos causados pela recente intervenção.

Esclarece, contudo, que «não pode deixar de tomar em conta acontecimentos como o da Praia de Dona Ana, que colocam em causa o equilíbrio ambiental e paisagístico», e informa que «outros casos excecionais como este serão devidamente analisados, no sentido de se ponderar semelhantes suspensões do galardão atribuído».

sulinformacao

Também poderá gostar

sensibilizacao praias_alterada

ISN sensibilizou 10.300 pessoas para a segurança nas praias no ano de 2017

10.300 pessoas, de diferentes faixas etárias, participaram ao longo do ano de 2017 nas

Sul Informação

Polícia Marítima apreende 100 quilos de pepinos do mar

A Polícia Marítima apreendeu 100 quilos de pepinos do mar, apanhados ilegalmente, e três

Sul Informação

Seis municípios do Algarve aderem à “Semana Europeia da Mobilidade”

Loulé, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira são os representantes algarvios na Semana Europeia