Um curso sobre ferramentas livres de cartografia digital – GPS, Google Earth, Earth Point e Quantum GIS – decorre no fim de semana, dias 18 e 19, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, conduzido por Nuno de Santos Loureiro, professor e investigador da Universidade do Algarve.
Este curso, mais uma atividade promovida no âmbito do Projeto Querença, destina-se a todos aqueles que, por algum motivo, sentem necessidade de produzir cartografia original: desde arqueólogos a geólogos, desde estudiosos do património arquitetónico a gourmets, desde botânicos a amantes do BTT. Só necessitam ter em comum a aptidão para utilizarem ferramentas digitais gratuitas ou pouco dispendiosas, para além de computadores.
Neste curso, vai ser feita uma introdução aos conceitos fundamentais da cartografia e da georreferenciação. Vai haver contacto com o GPS. Vai-se olhar para o Mundo, para o Algarve e para Querença, através do Google Earth. Aprender-se-á os fundamentos do trabalho com um Sistema de Informação Geográfica. Vão-se também conhecer alguns softwares muito úteis para servir de interface com os SIG, os Google Earth e Maps, e o GPS. Vai-se ainda explorar a Carta Militar de Portugal, a Carta Administrativa Oficial de Portugal e o Atlas Digital do Ambiente.
Por fim, vão integrar-se todos estes conhecimentos, softwares, cartografias e equipamentos, tendo em vista otimizar a sua utilização.
As inscrições, limitadas a um mínimo de oito e um máximo de 25 participantes, custam 20 euros para estudantes e 25 para não estudantes, enquanto o alojamento na Casa do Povo (opcional) custa 3 euros.
As inscrições devem ser feitas até dia 17 de fevereiro, enviando, por email para ecoturismo@projectoquerenca.com ou telefone 289 422607, o nome, data de nascimento, contacto telefónico, email, comprovativo do cartão de estudante. Os participantes devem levar computador portátil.