A tradicional Festa das Chouriças volta a animar a aldeia louletana de Querença nos dias 17 e 18 de janeiro.
Os que visitarem o evento podem provar enchidos tradicionais, produzidos localmente, bem como participar no sempre animado leilão de chouriças, a ter lugar no domingo.
A festa, realizada em honra de São Luís, começa no dia 17 de janeiro, com uma Noite de Fados, a ter lugar na Casa do Povo de Querença, às 21 horas.
No dia seguinte, chegam as chouriças, as estrelas da festa. A chouriça assada pode ser degustada a partir das 11 horas nos vários estabelecimentos de Querença. Às 15 horas há celebração religiosa em honra de São Luís, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão solene com a imagem de S. Luís, pelas ruas da aldeia.
Homenageado o Santo, é tempo de leiloar as chouriças, um dos pontos altos da festa, que acontece, como sempre, no Largo da Igreja, às 16h30. Para animar (ainda mais) a celebração, há atuação da Tuna da Luz de Tavira, às 17h30.
O evento encerra com um baile no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, animado pela acordeonista Telma Santos, a partir das 19 horas.
A Festa das Chouriças é promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.
Sobre a Festa das Chouriças de Querença:
«Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa do género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.
Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.
Como tal, é tradição entre os agricultores desta zona, caso os animais tenham uma vida saudável até à Festa da Matança, que se realiza no início do ano, oferecer uma ou mais chouriças a S. Luís, sendo as restantes leiloadas, em conjunto com outras ofertas, num leilão bastante concorrido», descreve a Câmara de Loulé.