Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Quorum Ballet vai apresentar-se no Cine-Teatro Louletano, nos dias 28 (21h30) e 29 (17h30) de abril, para apresentar o espetáculo “Correr o Fado”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança.

«Fado, a mais representativa forma de expressão da cultura tradicional portuguesa. Numa multiplicidade de movimentos, sons, sensações e sentimentos, os bailarinos transmitem-nos com a sua arte, extrema beleza, inexcedível sensibilidade e aparente facilidade, tudo o que os nossos sentidos percebem e o nosso coração apreende. Desmistifica-se a conotação saudosista e melancólica que o Fado carrega consigo», explicam os responsáveis pelo espetáculo.

O Quorum Ballet é uma companhia de dança contemporânea de repertório que apresenta um elevado nível de exigência e qualidade nos seus espetáculos.

Foi fundada em 2005 pelo seu diretor artístico, coreógrafo e bailarino Daniel Cardoso que, sem qualquer subsídio nos primeiros três anos, conseguiu atingir o objetivo de criar uma reconhecida companhia de repertório de Dança Contemporânea em Portugal.

Com uma estrutura bem definida e permanente, o Quorum Ballet é presentemente integrada por oito bailarinos, produção, equipa técnica e administrativa.

A estrutura é, presentemente subsidiada pelo Ministério da Cultura e a Direção Geral das Artes.
Em outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abre a Quorum Academy nos Recreios da Amadora, com aulas abertas a crianças, jovens e adultos.

O rigor e profissionalismo motivaram novos convites por parte dos teatros e das instituições. A Companhia já apresentou diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e colaborou com conceituados coreógrafos convidados. Até à data já foram apresentadas 18 produções que incluem também trabalhos coreográficos para crianças e jovens.

O Quorum Ballet tem apresentado os seus trabalhos em inúmeras cidades a nível nacional.

A nível internacional, a Companhia apresentou o seu trabalho na Dinamarca, Estados Unidos, Polónia (digressão a três cidades), Singapura, China e Chipre.

A reação da imprensa a nível internacional tem sido muito positiva, tendo considerado o Quorum Ballet uma companhia de dança de “seis estrelas”. O reconhecimento da Companhia internacionalmente tem vindo a consolidar-se também através das críticas publicadas em diversos jornais e revistas, destacando-se a Dance Europe Magazine.

O Quorum Ballet desenvolveu também uma parceria com a Vaganova Academy (Escola do Kirov Ballet) de Sam Petersburgo com a apresentação do programa intitulado “Do Bailado Clássico ao Contemporâneo”, programa que esteve em digressão nacional durante o ano de 2009.

Em 2009 o Quorum Ballet recebeu o prémio de melhor companhia de Dança Contemporânea na primeira edição dos Portugal Dance Awards e, em agosto de 2011, foi considerada (ex aequo) a melhor companhia em palco na 14ª Edição do Festival de Castilla y Léon (Espanha), com o espetáculo “Correr o Fado”

Os bilhetes para o espetáculo em Loulé custam 10 euros.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Funcionários da Inframoura fazem leituras de contadores em viaturas elétricas

Quase 16 mil leituras de contadores de água são apuradas todos os meses pelos

Sul Informação

Ricardo J. Martins dá concerto de guitarra portuguesa em Querença

Ricardo J. Martins vai dar um concerto de guitarra portuguesa no próximo dia 13

Sul Informação

Orquestra Clássica do Sul dá concertos de Ano Novo em Loulé

A Orquestra Clássica do Sul vai dar dois concertos, no dia 1 de Janeiro,