Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Rastreio do Cancro da Mama para mulheres entre os 50 e os 69 anos está a decorrer no Centro de Saúde de Loulé até 22 de abril, promovido no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.

Todas as mulheres com idades entre 50 e 69 anos residentes no concelho de Loulé receberão por carta uma marcação/convite para realizar gratuitamente uma mamografia, na unidade móvel situada na sede do Centro de Saúde de Loulé.

O rastreio é gratuito e constitui uma oportunidade que deve ser aproveitada. Se tem entre 50 e 69 anos, e ainda não recebeu a carta marcação/convite, contacte o Centro de Saúde para proceder à atualização dos seus dados e morada. Em caso de dúvidas, ligue para o Núcleo de Rastreios da ARS Algarve através do telefone 289 889 912.

Iniciado em setembro de 2005, o Programa de Rastreio de Cancro da Mama no Algarve, da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Algarve e organizado em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, decorre de acordo com as orientações europeias, dirige-se às mulheres saudáveis residentes na Região entre os 50 e os 69 anos e tem como principal objetivo detetar cancros da mama em fases precoces de desenvolvimento de modo a atingir as taxas de sobrevivência mais elevadas possíveis com tratamentos menos agressivos.

Em Portugal são detetados todos os anos cerca de 4.400 casos de cancro da mama, sendo o cancro da mama a causa mais frequente de cancro mais frequente na mulher, representando 1 em cada 6 óbitos por cancro e cerca de 1.500 óbitos a cada ano. A principal estratégia para o combater é antecipar o diagnóstico mediante o rastreio por mamografia a partir dos 50 anos de idade.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Louletano lança novo programa de formação e passa a aceitar crianças com 3 anos

O Louletano Desportos Clube (LDC) vai passar a aceitar crianças de 3 anos nos

Sul Informação

Rocha da Pena volta a enquadrar a «maior competição de trail running do Algarve»

A freguesia de Salir, no interior do concelho de Loulé, vai voltar a receber

Sul Informação

Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços