Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

empreendedorismoO Conselho Estratégico da InvestAlgarve, uma rede de apoio ao desenvolvimento económico e social da região, reuniu pela primeira vez na sexta-feira. Um dos objetivos assumidos à partida é o de tornar o Algarve  um «forte candidato ao prémio “Região Empreendedora Europeia”», já em 2017, segundo a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

A este desígnio, os parceiros da rede – os 16 municípios algarvios, a Universidade do Algarve e as associações empresariais NERA e ANJE – juntam o objetivo de «potenciar o desenvolvimento económico da região, através da criação de sinergias entre instituições e municípios através de um trabalho de proximidade e concretizado em parceria», a principal razão pela qual esta nova entidade foi criada.

«As entidades parceiras assumem, neste âmbito, o papel de facilitadores de procedimentos com o intuito de orientar o empreendedor a concretizar o seu investimento», acrescentou a entidade que junta as 16 câmaras municipais do Algarve, que lidera o processo do InvestAlgarve.

A ideia é explorar o «forte potencial numa ampla diversidade de setores» existente no Algarve. Desta forma, o InvestAlgarve assume-se como «um mecanismo de reforço da ação estratégica regional e um contributo para tornar a região ainda mais atrativa à aplicação de investimento, incentivando à iniciativa empresarial».

«Esta primeira reunião foi um momento decisivo num percurso que se tem vindo a construir em conjunto e com o envolvimento de todos os parceiros, a única forma de garantir que esta rede funcione em pleno e seja a alavanca que falta para fazer avançar a economia e o tecido empresarial da região», considerou o presidente da AMAL Jorge Botelho.

Luís Mira Amaral, administrador executivo da Sociedade Portuguesa de Inovação, também marcou presença no primeiro encontro desta rede e considerou «muito interessante a criação desta estrutura enquanto sistema de resposta para a produção de incentivos ao investimento na região».

Os planos desta nova rede para 2017 passam por instalar gabinetes InvestAlgarve nos municípios da região, dar continuidade à realização de sessões de capacitação, além de se apresentar como candidato ao prémio atribuído anualmente pela Comissão Europeia em parceria com o Comité das Regiões.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Aljezur quis saber mais sobre o surf e encontrou uma “mina de ouro”

Os surfistas descobriram as praias de Aljezur, invadiram pacificamente o concelho, mas pouco se

Sul Informação

Taxa de ocupação hoteleira no Algarve em Junho foi de 82%

A taxa de ocupação global média, por quarto, em Junho, no Algarve, foi de