Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

REFER abre fosso PN_JF Olhão_1A guerra em torno da passagem de nível para peões junto à Estação de Olhão, está longe de acabar. Após nova destruição da rede que a REFER colocou, para selar a passagem, a empresa de gestão das infraestruturas ferroviárias cavou um fosso no betão, a toda a largura da passagem, medida que a Junta de Freguesia de Olhão repudiou publicamente e a que chamou «obras de destruição da passagem pedonal».

«Mesmo depois das manifestações da população Olhanense contra o encerramento da passagem de nível pedonal sobre o túnel, a REFER não se demoveu dos seus intentos, quase obsessivos, tendo enveredado pela destruição de toda e qualquer hipótese de passagem pedonal na parte superior do túnel, partindo, com recurso a martelo pneumático a zona envolvente», descreveu a Junta.

«Em nossa opinião, este tipo de resposta, abrupta e unilateral, manifesta uma atitude de prepotência, por parte da REFER, imprópria num país democrático, tendo em conta que decorrem contactos, entre a Autarquia e a REFER, para que uma solução digna e sensata seja encontrada», acrescenta.

A passagem pedonal, propriamente dita, já não existirá, mas nem por isso deixa de ser utilizada pela população. Mesmo a de mobilidade reduzida, que, como ilustram imagens enviadas às redações pela autarquia, prefere fazer a “ginástica” necessária para transpor o fosso a utilizar a passagem inferior, apontada como alternativa, pela REFER.

«A alternativa existente é por todos rejeitada. Há mais de 25 anos não existe o registo de qualquer acidente, sendo somente necessário, em nossa opinião, aumentar os níveis de segurança neste local, colocando sinais sonoros e luminosos, acrescido de uma porta/cancela de fecho automático. Obra de baixo custo, que iria satisfazer todas as partes envolvidas», defendeu a Junta de Freguesia.

A estrutura autárquica olhanense apelida a atitude da REFER de «incompreensível e por demais intolerável» e defende que «num estado de direito democrático, o poder de uns não pode sobrepor-se, sem mais, ao interesse e necessidade da população». Até porque, diz, a insistência em usar a (ex) passagem de nível para peões «não é um capricho dos olhanenses».

«Trata-se, isso sim, de pessoas que merecem ser respeitadas e que, desta forma, veem a sua qualidade de vida altamente prejudicada; sobretudo aquelas de idade mais avançada ou com algum tipo de limitação, para quem a travessia do túnel se revela uma impossibilidade, devido à inclinação demasiado íngreme. Situação que se agrava, conforme relatos recebidos de inúmeros fregueses, devido ao piso escorregadio quando chove, tendo nestas ocasiões ocorrido inúmeras quedas e até a desistência, por parte de muitos olhanenses, de atravessar o túnel por incapacidade de o fazer pelos seus meios», conclui a Junta de Freguesia de Olhão.

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Polícia Marítima de Olhão recupera 30 quilos de ostras furtadas

O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão apreendeu, ontem de madrugada, 30 quilos de

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,