O reitor da Universidade do Algarve parte à descoberta do concelho de Vila do Bispo, na próxima sexta-feira, dia 2 de maio, terminando esta viagem na Fortaleza de Sagres, com uma vista deslumbrante sobre a imensidão do Oceano Atlântico.
António Branco será recebido, às 10h00,no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila do Bispo pelo presidente Adelino Soares.
A partir das 10h30 está programada a apresentação de projetos desenvolvidos por profissionais formados na UAlg. O biólogo marinho Rodrigo Clímaco irá falar sobre aquacultura e apoio à Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo. Já Beatriz Oliveira, geóloga, explicará o potencial da área da geologia neste concelho.
Pelas 12h00 inicia-se uma visita às freguesias do concelho, Raposeira, Figueira, Budens, Burgau, Barão, Vila do Bispo, terminando em Sagres.
Da parte da tarde, a equipa reitoral visitará a lota de Sagres – Docapesca e algumas empresas marítimo-turísticas.
A partir das 16h30, já na Fortaleza de Sagres, Anabela Santos, da Associação Almargem, apresentará o Festival de Birdwatching, exemplo único de observação de aves aliada ao turismo de Natureza em Portugal, e Artur de Jesus, da Câmara Municipal de Vila do Bispo, falará sobre a vertente histórica deste lugar.
A visita ao concelho de Vila do Bispo terminará com a exibição do filme “Filhos de um Deus Maior”, realizado por Carlos Vaz, com imagem de Miguel Veterano e Rodrigo Corteseano, e entrevistas de Alexandra Trindade, que retrata a vida dos marisqueiros na apanha dos perceves.
O reitor António Branco elegeu como uma das finalidades estratégicas do seu mandato (2014-2017) estreitar ainda mais a relação da Universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta.
Centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”, o reitor já visitou os concelhos de Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos, Alcoutim e Albufeira.