A equipa amadora de ciclismo do Louletano mostrou-se este sábado pela primeira vez, fruto do empenhamento e persistência do presidente do Clube Tony do Adro, e também do diretor desportivo Jorge Piedade.
A apresentação teve lugar frente à Câmara Municipal de Loulé, tendo Tony do Adro sublinhado que o principal objetivo da formação desta equipa é “não deixar morrer o ciclismo numa terra que adora a modalidade”.
A decisão de assumir a descida de escalão de equipa Continental para amadora foi tomada na época passada, quando o Louletano assumiu a formação. Na base desta questão está o montante do orçamento, necessário para um e outro escalão: o orçamento “para esta época ronda os 60 mil euros”, enquanto para ser uma equipa continental, “seria preciso, no mínimo, 200 mil euros”, acrescentou Tony do Adro.
A equipa contará em 2012 com onze ciclistas. Micael Isidoro, nascido em 1982 e 26º na Volta a Portugal em 2011, quando já integrava a equipa de ciclismo louletana, é um dos atletas de maior destaque.
Outro nome soante é o de Celestino Pinho, nascido em 1984, que inicia agora a sua terceira época na equipa e muito recentemente venceu a Taça de Portugal de Ciclocrosse.
Muito conhecido é o sevilhano Antonio Olmo, nascido em 1982, e que no seu palmarés de 2011 tem, por exemplo, a vitória na Vuelta a Zamora, envergando a camisola da equipa louletana. No entanto, este espanhol viu-se recentemente envolvido na complexa «Operación Máster».
Estrangeiros são igualmente o argentino Jorge Montenegro, vindo da Andalucía Cajasur, e o jovem moldavo Eugenio Cosonac.
Por fim, a equipa do Louletano continua a abrir as portas do ciclismo a alguns jovens, como Bruno Saraiva, Rui Vinhas, Dominic Mestre, Victor Valinho e Fábio Leaça.
O principal patrocinador é o Dunas Douradas Beach Clube, e a ele se juntaram outros de menor dimensão. A Câmara Municipal de Loulé não ficou de fora e todos juntos tentarão continuar a levar adiante o ciclismo louletano, mesmo em momentos de reconhecidas dificuldades financeiras.
O Louletano/Dunas Douradas faz este domingo a sua estreia na Prova de Abertura – Troféu Cidade de Loulé, cuja partida será dada às 11h00 horas, no Semino (junto ao Hotel Pinhal do Sol), estando a chegada, na louletana Avenida José da Costa Mealha, prevista para cerca das 14h30.
Ao longo da época, o Louletano pretende participar em outras provas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, mas a equipa não vai estar presente na Volta ao Algarve, nem na Volta a Portugal, pelo facto de ser amadora.