Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os resíduos de óleo de palma, que deram à costa nas ilhas da Armona, Culatra, Farol e Deserta, em Faro e Olhão, na quarta-feira, já estão a ser limpos. Este trabalho está a ser feito por elementos da Autoridade Marítima, a que juntam tanto voluntários como habitantes das ilhas. 

De acordo com o movimento SOS Ria Formosa, que esteve reunido ontem com a Capitania dos Portos de Olhão e Faro, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Proteção Civil, foi decidido que todas estas entidades vão «cooperar», tendo sido reunido «um grupo de habitantes e amantes das ilhas que se irão espalhar entre as várias comunidades atingidas».

Nunes Ferreira, capitão do Porto de Olhão disse, ao jornal Público, estar a trabalhar «com as restantes entidades, como as Câmaras municipais [de Faro e Olhão], o Parque Natural [da Ria Formosa] ou as associações de moradores» dos núcleos habitacionais das ilhas-barreira para colocar no terreno 150 voluntários, no sábado, e outros 150, no domingo.

Ainda não é conhecida a causa do sucedido, mas o capitão do Porto de Olhão garantiu que «já encetou uma investigação para encontrar os responsáveis pelo despejo destes resíduos no mar».

A composição deste óleo de palma ainda não é conhecida por completo, mas, de acordo com as primeiras análises da APA, a hipótese de ser um hidrocarboneto está excluída, segundo dá conta o Público.

De acordo com o mesmo diário, «entre as hipóteses de investigação está a possibilidade de despejo por um navio que tenha passado ao largo da costa algarvia antes de 4 de Janeiro».

 

Veja aqui mais fotos:

sulinformacao

Também poderá gostar

baleia encalhada Monte Gordo

Baleia encalha na Praia de Monte Gordo [com vídeo]

Uma baleia-comum (Balaenoptera physalus) está encalhada na Praia de Monte Gordo, em frente ao

Sul Informação

Polícia Marítima de Lagos inspeciona 10 escolas de surf

O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos realizou, no dia 21 de Junho, uma

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de