A prestação da equipa dos Bombeiros Voluntários de Faro na operação de combate e rescaldo dos fogos florestais que assolaram a Região Centro e Norte há pouco mais de uma semana foi elogiada e publicamente reconhecida pelo presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau.
O edil farense fez o reconhecimento público do «labor, coragem e mérito técnico» dos bombeiros farenses, numa missiva onde considera que os seis elementos da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro – “Cruz Lusa” que estiveram presentes no teatro de operações contribuíram «grandemente para minorar os efeitos da enorme tragédia que se abateu sobre aquelas infelizes populações».
«Dignificaram o vosso estandarte e as cores do vosso município», considerou Rogério Bacalhau.
«Desta vez, coube aos Voluntários serem requisitados para integrarem esta difícil missão, com um contingente que se sediou na Lousã e que integrava 6 operacionais, um dos quais o Comandante Mário Teixeira. Mas tal sucesso dos Voluntários só foi possível porque na retaguarda ficaram os Bombeiros Sapadores de Faro, a quem foi confiada a missão de garantirem a segurança e a prontidão no socorro na nossa Região, em suprimento de todos os contingentes que integraram a força de ataque aos terríveis incêndios dos dias 14, 15 e 16 últimos», lê-se, ainda no documento.
«Julgamos assim oportuno fazer um reconhecimento público do elevado mérito desta missão atribuída aos nossos Bombeiros Voluntários, reconhecimento que se estende aos Bombeiros Sapadores que, na prontidão do quartel, mostraram uma solidariedade igualmente reconfortante», concluiu Rogério Bacalhau.