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Apresentação Plano Marketing Estratégico RTAO ano turístico de 2014 foi «de recordes», para o Algarve, e há condições para que o crescimento do setor na região, que se verifica há cinco anos consecutivos, se mantenha em anos vindouros.

O Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve para 2015/18 está concluído e inclui ações e estratégias de promoção que visam o crescimento do Turismo, em diferentes segmentos. Mas, avisou o presidente da RTA Desidério Silva, num encontro com os jornalistas que teve lugar esta terça-feira, todos terão de se envolver e «não se pode dormir à sombra dos números» positivos que se vêm registando.

O desempenho do Algarve, em 2014, foi «muito positivo» e há números para o atestar. Dessde logo os vários recordes que foram batidos, no ano passado, nomeadamente o ultrapassar da fasquia dos 3 milhões de dormidas num mês, em agosto passado, os 16,4 milhões de dormidas (estimadas) num só ano e o ultrapassar da fasquia dos 6 milhões de passageiros que passaram no Aeroporto de Faro.

Outro dado interessante é o ultrapassar da fasquia do milhão de voltas nos campos de golfe da região (em final de novembro já ascendia a um milhão e 19 mil). É esta a realidade que constitui a base do Plano de Marketing Estratégico agora apresentado.

Desidério Silva: “Precisamos de mais verba, para não estarmos condicionados e bloqueados, porque o destino mostra-se com promoção”

Para o futuro, a estratégia passa por consolidar as áreas que já tinham sido identificadas como sendo prioritárias para o Algarve, ao mesmo tempo que se estrutura cada vez mais a oferta emergente e complementar.

O Sol e Praia, o Golfe e o Turismo Residencial são vistos como produtos já consolidados e, como tal, eixos principais da estratégia. Ao mesmo tempo, estão em desenvolvimento outros segmentos, «que casam com as preferências dos principais mercados emissores», nomeadamente o Turismo de Natureza, o Turismo de Negócios e o Turismo Náutico.

Outros produtos em que se continuará a apostar, até por serem «transversais a toda a oferta», são a Gastronomia e Vinhos, o Touring (Turismo Cultural) e o Turismo de Saúde, vistos como segmentos complementares.

 

Aumento dos números do turismo dependem de mais voos para Faro

Airbus_A320_VuelingNa apresentação resumida do Plano de Marketing Estratégico, um documento «de 400 páginas», foi realçada a intenção de aumentar o número de voos para a região, vista como determinante para o crescimento futuro do turismo algarvio. Além da ligação entre Faro e Barcelona, que será lançada pela transportadora Vueling em junho, há outras rotas a ser trabalhadas.

«Já há contactos para tentar recuperar a ligação entre Faro e Madrid, mas ainda estamos a ver como será possível fazê-lo. Mas acredito que poderá acontecer em 2016», revelou Desidério Silva.

O presidente da RTA também quer ver reforçada a aposta no mercado canadiano e nórdico, através da criação de voos diretos.

Aumentar a notoriedade e visibilidade do Algarve é outro objetivo. Este desígnio será a base de uma candidatura a fundos comunitários que está a ser preparada, que visa promover o destino Algarve e o seu nome «através de todos os meios possíveis», nos mercados-alvo.

Esta não é a única a candidatura na calha. O próprio Plano de Marketing Estratégico servirá de base a uma candidatura, que envolverá o Turismo de Portugal e a CCDR do Algarve, enquanto gestora dos fundos comunitários.

Neste momento, ainda «se está à espera da regulamentação do próximo quadro comunitário de apoio, pelo que ainda não é possível fazer a candidatura». Da mesma forma, não é possível adiantar, para já, os valores envolvidos.

Desidério Silva antes de tomar novamente posseNeste campo das verbas, Desidério Silva deixa (novamente) um recado ao Governo. «Precisamos de mais verba, para não estarmos condicionados e bloqueados, porque o destino mostra-se com promoção», defendeu, lembrando que o Algarve é responsável «por cerca de metade do valor de 10 mil milhões de euros que o turismo representa no PIB nacional». «Não estamos a exigir nada a que não tenhamos todo o direito», considerou.

Na exigência feita pelo presidente do Turismo do Algarve, inclui-se «mais investimento na região», nomeadamente «na requalificação da EN 125, na eletrificação da linha férrea e na melhoria dos Portos», bem como uma intervenção «ao nível do bloqueio que são as portagens na Via do Infante».

A RTA vai promover, a partir de agora, sessões de apresentação do Plano de Marketing Estratégico em diversos pontos da região, para dar a conhecer o documento às forças vivas do Algarve e obter contributos. Até porque este é «um documento que não está fechado e que pode ser reajustado e melhorado a qualquer momento».

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