O Município de Odemira vai promover na localidade de Sabóia, no dia 30 de novembro, uma mesa redonda sobre o tema “Património material e imaterial do interior e o seu papel no desenvolvimento”.
O objetivo é reunir os agentes locais e regionais ligados à cultura e ao património e debater as potencialidades do património local no âmbito de uma estratégia global para o desenvolvimento económico do interior do território odemirense.
O evento será realizado na Sala da Casa Paroquial de Sabóia, a partir das 14.00 horas. Como oradores convidados estarão Aurora Carapinha (Diretora Regional de Cultura do Alentejo), Rosinda Pimenta (Diretora Executiva da MERTURIS – Empresa Municipal de Turismo de Mértola), Francisco Lourenço Teixeira (MODA – Associação de Cante Alentejano), Marta Guerreiro (Associação PédeXumbo – Associação para a Promoção da Musica e da Dança), Jorge Vilhena (Presidente da Direção da GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira / Associação de Defesa do Património e Ambiente), António Martins Quaresma (historiador). A moderação será assumida pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.
Várias entidades já confirmaram a presença no evento, entre elas a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudeste, Mira Clara Projeto Rios, TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, Gentes do Alto Mira, CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, Etnoideia – Projeto de Desenvolvimento Rural, Lda, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Sabóia, Santa Clara-a-Velha, S. Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Pereiras-Gare, S. Luís, Colos e Vila Nova de Milfontes.
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até ao dia 28 de novembro, no Setor de Turismo da Câmara Municipal de Odemira, através do telefone 283 320 900 ou pelo e-mail turismo@cm-odemira.pt
Este debate insere-se no ciclo de mesas redondas dedicado ao desenvolvimento do interior odemirense que se iniciou na FACES – Feira das Atividades Culturais e Económicas de Sabóia (com o tema “Turismo ativo e desportivo no interior do concelho de Odemira”, realizada no dia 11 de agosto).
Um segundo momento de debate aconteceu na comemoração do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, na Pousada de Santa Clara, com o tema “Barragem de Santa Clara que futuro para o interior?”.
Em janeiro, março e maio de 2013 serão realizadas três mesas redondas dedicadas aos temas “O emprego em territórios de baixa densidade, que oportunidades na ligação ao Algarve”, “Os produtos diferenciados e de qualidade do interior, como valorizar” e “Metodologias e práticas de desenvolvimento local em territórios de baixa densidade”.
Para fechar o ciclo de debates, será promovido, no âmbito da FACES, em Sabóia, no mês de agosto, um congresso sobre o desenvolvimento do interior.