Nos fins-de-semana de Novembro, há «Sabores da Serra ao Rio» para provar nos restaurantes de Alcoutim. A 3ª edição do Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim começa já amanhã, sábado, e vai tentar residentes e visitantes com iguarias locais até final do mês.
Para provar, há «Sabores de Outono», o que significa que aqueles que derem um salto até Alcoutim podem contar com substância nos pratos ao dispor. Nas ementas podem constar «cozidos à montanheiro ou de grão, ou jantares de grão ou de feijão, açordas, ensopados, migas ou pratos tão simples como os arjamolhos, as sopas de tomate ou os gaspachos», como exemplificou a Câmara de Alcoutim.
«Os pratos de caça são distintos e muito apreciados; lebre, javali, o coelho, a perdiz, entre outros, são protagonistas da boa mesa alcouteneja durante a época de Outono e Inverno. Nas zonas mais próximas do rio Guadiana, o peixe também é servido, nomeadamente a lampreia, a enguia frita ou em ensopado, o barbo e o muge em caldeiradas e as ovas de saboga fritas ou em salada», acrescenta a autarquia.
Para dar (ainda mais) sabor aos pratos, é tradição usar produtos da horta (frutas, legumes e hortaliças), e ervas aromáticas como orégãos, poejos, coentros, salsa, hortelã. Grãos, feijões, favas e ervilhas. E, como não podia deixar de ser, há os doces, nomeadamente «bolos de massa de pão, de alfarroba, de figo, de laranja, de amêndoa, os nógados, filhós, folares e azevias, entre outros».
A menção destes petiscos já será argumento suficiente para convencer os que não dispensam uma boa refeição a subir a serra até Alcoutim. Mas há mais a acontecer neste concelho do Sotavento, em Novembro, nomeadamente a IX Feira da Perdiz, em Martim Longo, no dia 12 de novembro.
Do programa do certame fazem parte a apresentação do prato do «Festival Sabores da Serra ao Rio, Sabores de Outono», a cargo da Chefe de Cozinha Milene Nobre (18h00), seguida do lançamento do livro «Modernidade e Tradição», do Chefe Vítor Ramos.