Nos dias 9 e 10 de setembro, vai realizar-se junto à Barragem de Santa Clara, no interior odemirense, o III Festival do Achigã, com muita animação, espetáculos musicais e gastronomia.
O objetivo do Festival é divulgar a região de Santa Clara-a-Velha, dando a conhecer os seus produtos mais genuínos no domínio da gastronomia, artesanato e etnografia.
Vários artesãos estarão a trabalhar ao vivo, com ofícios tão diversos como a olaria, tecelagem, cestaria ou bordados.
Ao nível da gastronomia, o achigã será o rei: todos os restaurantes presentes servirão achigã, nas mais variadas formas de confeção e acompanhado de outros petiscos regionais.
No dia 9 de Setembro, para abertura do certame, está previsto o espetáculo de variedades, com a presença do Grupo de Cantares “Gentes do Alto Mira”, de Santa Clara-a-Velha, seguido de baile com o Duo “M&M”.
Para o dia 11 de Setembro estão previstos espetáculos com o Grupo de Violas Campaniças e o Rancho Folclórico de Odiáxere, baile com José e Vítor Guerreiro e a atuação dos artistas Miguel e André.
A organização tem ainda previsto servir uma “açorda à alentejana” às 5.00 horas da manhã, para todos os resistentes. A organização está a cargo da Associação Cultural e Recreativa “Os Amigos de Santa Clara” e conta com os apoios da Câmara Municipal de Odemira e Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha.
Sexta-feira – 9 de Setembro
18.30 h – Abertura do Certame (Exposição de artesanato regional)
19.00 h – Início do Serviço de Jantares
19.30 h – Grupo de Cantares “Gentes do Alto Mira”
21.00 h – Baile com o Duo “M&M”
Sábado – 10 de Setembro
11.00 h – Abertura do Certame (Exposição de artesanato regional)
12.00 h – Início do serviço de Almoços (durante a tarde haverá jogos tradicionais)
16.30 h – Atuação do Grupo de Violas Campaniças
18.30 h – Atuação do Rancho Folclórico de Odiáxere
19.00 h – Início do Serviço de Jantares (Pinturas Faciais e Insufláveis)
21.00 h – Baile com José e Vítor Guerreiro
00.00 h – Espetáculo com Miguel e André
05.00 h – Açorda à Alentejana para os resistentes