A Câmara de São Brás faz «um balanço muito positivo» da sua participação no projeto «Dear Student», uma iniciativa de âmbito europeu que juntou seis países e visou promover uma educação para o desenvolvimento sustentável, incentivando os jovens a adotar práticas de cidadania ativa.
No âmbito do «Dear Student» foram desenvolvidos e concretizados em São Brás de Alportel «múltiplos projetos e ações, tais como “Jardins Comunitários”, “Árvores Solidárias”, a elaboração do “Plano Municipal para a Integração de Imigrantes”, a iniciativa “Don’t Waste Our Future” ou o projeto de valorização da Dieta Mediterrânica», segundo a autarquia sãobrasense.
O município algarvio foi a autoridade local representante de Portugal, em parceria com a associação In Loco e com os Agrupamentos de Escolas José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, e Pinheiro e Rosa, de Faro. Estas entidades estiveram recentemente em Sevilha, para assistir ao seminário final do projeto, que juntou parceiros de Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Roménia e Bulgária.
«A pensar no futuro das nossas crianças e jovens, o município de São Brás de Alportel tem vindo a apostar na educação enquanto base fundamental para um desenvolvimento sustentável do concelho. É fundamental envolver os jovens na tomada de decisões e na execução de projetos, promover iniciativas direcionadas para estes grupos sociais e escutar as suas ideias e opiniões», acrescentou a Câmara.