Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

RecriaçãoHistóricaSãoBrásAlportelA vila de São Brás de Alportel vai recuar cem anos no tempo, no sábado e no domingo, com o seu centro histórico a engalanar-se a rigor e centenas de figurantes a sair à rua, no sentido de reviver as primeiras décadas do século XX.

Esta recriação histórica assinalará o encerramento das comemorações do Centenário da elevação de São Brás a concelho, lançadas há cerca de um ano. O evento decorre entre as 18 e as 2 horas e tem entrada livre.

No fim-de-semana, as casas e tabernas antigas estarão de portas abertas e darão a conhecer a sua história. Também não faltarão «fervorosos republicanos e saudosos monárquicos», bem como «elegantes senhoras de famílias abastadas, cavalheiros de fartos bigodes, mas também artesãos, mercadores e mestres de ofícios».

A festa também se fará com música, dança e outras artes, que se espalhará por três palcos. A Câmara de São Brás de Alportel, que organiza o evento, instalou os palcos VilaAdentro, Verbena e Fonte Nova, onde os visitantes poderão assistir a espetáculos «de música, dança, teatro, arte circense e muito mais».

«Não faltará o “balho à moda antiga”, as valsas, a dança da tablete e até a velhinha e misteriosa dança “Fôfa”. Haverá tempo ainda para escutar o velhinho Realejo, para rir com os Robertos, para estar à conversa com Estanco Louro, para assistir a uma Noite de Fado muito especial, para ouvir Jazz, como nos velhos tempos e, claro, para reviver estes 100 anos de memórias com todos os sentidos», ilustrou a autarquia são-brasense, numa nota de imprensa.

A gastronomia, como é hábito nas festas portuguesas, também terá o seu espaço, em duas zonas de restauração, a ser instaladas no Adro da Igreja e no Jardim do antigo Palácio Episcopal.

Aqui, as ruas serão «invadidas pelo burburinho dos artesãos que vendem os seus produtos, pelas “tascas” de copos e petiscos e por uma imensa animação de rua composta por artistas circenses, malabaristas, performances de dança, canto, acordéon, encenações de acontecimentos do quotidiano», entre outras surpresas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às