Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de São Brás de Alportel lançou um projeto-piloto de controlo e monitorização de consumos na zona serrana do concelho, nomeadamente nos locais onde ainda não chega o sistema multimunicipal de abastecimento de água, tendo em vista a poupança deste bem essencial e a sua justa distribuição pela população.

Para já, o projeto vai incidir sobre a área mais a norte do concelho, «que engloba os sítios de Cerro da Ursa, Monte Capitães, Lages e Cabanas, Fronteira e Alfarrobeira, com aproximadamente 20 edificações, onde vão ser colocados equipamentos de controlo e monitorização dos consumos de água».
Mais tarde, a monitorização será alargada «a toda a área serrana».

Com esta medida, a Câmara quer tornar o sistema, que ela própria gere, o mais eficiente possível, para evitar perdas numa zona «fortemente fustigada pela escassez de água motivada pelas secas cada vez mais intensas dos últimos anos», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

A autarquia são-brasense considera «fundamental controlar metrologicamente os consumos efetuados em cada edificação para gerir a água disponível e detetar eventuais falhas no abastecimento à população, razão pela qual o município procedeu à aquisição de contadores, investimento que pretende assegurar o direito de acesso à distribuição de água a todos os cidadãos de uma forma equitativa e equilibrada».

A Câmara admite, no futuro, «criar alguns procedimentos» para garantir a poupança de água e a justa distribuição deste bem essencial.

sulinformacao

Também poderá gostar

Chegada Do Pai Natal-SÃO BRÁS DE ALPORTEL-PS-37|Chegada Do Pai Natal-SÃO BRÁS DE ALPORTEL-PS-11|Chegada Do Pai Natal-SÃO BRÁS DE ALPORTEL-PS-20

Noite Vermelha marcou o arranque dos festejos de Natal em São Brás

A chegada do Pai Natal e a Noite Vermelha deram o pontapé de saída
são brás de alportel oceanário (1)|são brás de alportel oceanário (2)|concurso_poupe_água1|concurso_poupe água2

São Brás levou duas turmas do 1º ciclo ao Oceanário de Lisboa

Iniciativa está integrada no projeto “Promoção do Uso Eficiente da Água à população residente
Mobilidade reduzida_Cadeira de rodas

São Brás deixa de cobrar taxas pelas rampas de acessibilidade

Objetivo é incentivar «toda a comunidade» a instalar estes equipamentos destinados a pessoas com