Este mês, há burros curiosos, fotografias do interior da região e um regresso ao passado, entre muitas outras coisas, em São Brás de Alportel. Com a chegada de setembro, o concelho serrano lançou um renovado Roteiro das Artes, com muito para explorar.
Uma das sugestões é a exposição de pintura de Ana Martins «Burros Curiosos e Companhia», patente na Galeria Municipal até final de setembro. Aqui o burro é apresentado de uma forma diferente, «num conjunto de pinturas rústicas, típicas do meio envolvente, a óleo e acrílico sobre madeiras velhas».
«Este animal de carga, utilizado outrora na lavoura e nas tarefas do quotidiano rural, revela nesta exposição outras facetas da sua personalidade», descreve a Câmara de São Brás de Alportel.
O Roteiro continua no Centro de Artes e Ofícios, que acolhe, de 5 a 30 de setembro, uma exposição de fotografia do Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve (NAFA) dedicada ao tema «Algarve Profundo».
Nesta exposição a NAFA apresenta um «conjunto de trabalhos sobre um Algarve sem cor. Um retrato a preto e branco que pretende transmitir uma visão dramática de uma região que tem vindo a deixar parte da sua riqueza cultural cair no esquecimento».
O Museu do Trajo é outro ponto de passagem do Roteiro das Artes. Aqui, além das mostras permanentes, é possível conhecer a exposição «Desporto», que junta trabalhos de diversos artistas, até dia 24.
O Centenário da elevação de São Brás da concelho também irá inspirar diversas manifestações culturais. Até 2 de novembro, o Centro Museológico do Alportel convida a desvendar o contexto social e político do território são-brasense no ano da sua elevação a concelho, através da exposição «São Bráz D’Alportel 1914».
Até 21 de outubro, no mesmo âmbito, pode ser visitada na antiga Farmácia Passos, no Museu do Trajo e em ruas do centro histórico a exposição «À Procura de um outro corpo», de Luísa Ferreira, com fotografias de esculturas de Rosalina Passos e Joaquim Passos.
É também no espaço público que os visitantes podem apreciar, até ao final de novembro, a exposição «Património Construído», composta por 12 painéis informativos, distribuídos pelas principais artérias de São Brás de Alportel. Aqui, pretende-se divulgar alguns dos mais emblemáticos edifícios da história são-brasense, um património que fez parte do passado e que perdura até aos dias de hoje.
A criação artista marca também presença no Café Intervalo até dia 15 de setembro com a exposição «Pintura da natureza», resultante das aulas de pintura para crianças, coordenadas por Valérie Londot.
O Roteiro das Artes também passa no Armazém de Arte- Zem Arte que acolhe a exposição «Sem Título», até ao final do mês de setembro e convida ainda a um momento de Street Art, na Rua Aníbal Rosa da Silva.