Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Assembleia Municipal de São Brás de Alportel aprovou por unanimidade a isenção de taxas de ocupação do espaço público para as rampas de acessibilidade, destinadas ao uso de pessoas com mobilidade condicionada.

A proposta, apresentada pela Câmara Municipal, foi aprovada na segunda-feira, dia 3 de Dezembro, em que se assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Esta é uma medida «dirigida a edifícios de habitação e a equipamentos e espaços de uso público, nomeadamente aos estabelecimentos de comércio e serviços, que desta forma ficam isentos de taxas de ocupação de espaço público, para instalação de rampas de acessibilidades, pese embora continue a ser necessária a instrução de processo de licenciamento, de modo a garantir que a sua instalação cumpre as normas e regras de segurança», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

O grande objetivo desta isenção é «incentivar as entidades, as empresas e toda a comunidade a procurar soluções de acessibilidade para todos os cidadãos, de modo a unir toda a comunidade são-brasense no desafio maior da construção de um concelho inclusivo e solidário, verdadeiramente acessível para todos».

A autarquia recorda que «iniciou em 2005 um longo caminho, cujo primeiro passo foi a definição do “Circuito Acessível”. Mais tarde, em 2011 deu início ao projeto global “Plano São Brás Acessível para todos”, que teve o seu arranque com a realização de um diagnóstico alargado a diversos domínios, tais como espaço público, edifícios, transportes e comunicação, executado ao abrigo do Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade – RAMPA, que havia sido lançado pelo Instituto Nacional da Reabilitação».

Mas, referiu a Câmara, esta é «uma missão cívica que se quer acolhida e alargada a toda a comunidade e não apenas restrita à intervenção do município».

«A isenção de taxas para a instalação de rampas de acessibilidade constitui um passo importante neste caminho, que é toda a comunidade», concluiu a Câmara de São Brás de Alportel.

sulinformacao

Também poderá gostar

SÃO BRÁS DE ALPORTEL_CÂMARA MUNICIPAL-55|Apoio Associações São Brás

São Brás de Alportel vai dar mais dinheiro às associações em 2019

Câmara vai investir cerca de 360 mil euros no apoio direto às associações do
IMG_9466_t|IMG_9461_t

São Brás quer ter Espaço Terapêutico para a Intervenção Infantil

Câmara e ARS Algarve discutiram a possibilidade de criar valência para apoiar crianças com
dia dos namorados amor|mês_romântico_2019_Concurso_a_mais_bela_carta_de_amor|mês romântico

Fevereiro é mês dedicado ao amor em São Brás de Alportel

Cinema do Video Lucem, cartas de amor e poesia fazem parte da programação do