A rede de Passeios Acessíveis de São Brás de Alportel, que conta já com mais de cinco quilómetros de extensão, será oficialmente inaugurada no dia 6 de Janeiro, às 11h30.
Esta é uma das medidas executadas no âmbito do «ambicioso plano São Brás de Alportel Acessível», que visa tornar este concelho «verdadeiramente mais inclusivo e solidário, para todas e todos», segundo a Câmara, que dinamizou o projeto.
O lançamento oficial da rede contará com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência Ana Sofia Antunes e incluiu uma caminhada pela rede, a ter início no Pavilhão Municipal Dr. José Sousa Pires.
«A Rede de Passeios Acessíveis colocou diversas zonas do centro urbano da vila ao alcance de pessoas com mobilidade condicionada, permitindo a sua circulação com mais conforto e segurança para todos», enquadrou a autarquia são-brasense.
Esta nova infraestrutura «integra toda a Circular Norte (2700 metros), a ligação entre o Parque Desportivo e a Circular Norte a partir da rotunda do Campo Sousa Uva (48 m), um troço na Avenida da Liberdade (180 m), a ligação entre o Parque Desportivo e a Avenida da Liberdade (511 m), e ainda o novo percurso da Entrada Nascente com a ligação à Circular Norte (10423 m)».
Também incluídos na rede estão os passeios acessíveis da Escola Secundária, com acesso ao Pavilhão Desportivo e todos os outros espaços do estabelecimento, e o passeio da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, recentemente construído, que também dá acesso ao Pavilhão Municipal.
Além disso, há novos acessos construídos no Jardim da Verbena e os novos espaços públicos construídos com «Barreiras zero», «totalmente acessíveis a todos: o Parque da Vila e a Praça da República».
«Mais do que uma obra, o projeto Rede de Passeios Acessíveis representa um importante passo na criação de um concelho verdadeiramente inclusivo, onde todas e todos possam viver com iguais oportunidades e com a dignidade e qualidade de vida que se deseja para toda a comunidade», concluiu a Câmara de São Brás de Alportel.