O município de São Brás de Alportel acolhe, de 14 a 28 de novembro, um novo conjunto de sessões informativas, integradas no Projeto “Residência Segura”, destinadas a sensibilizar as comunidades de cerda de 10 sítios distintos do município.
Estas sessões são desenvolvidas no âmbito do programa “Segurança na Comunidade”, um programa de sensibilização para a adoção de atitudes seguras, uma iniciativa da Guarda Nacional Republicana, com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
O projeto “Residência Segura” foi criado como resposta ao aumento do sentimento de insegurança, com o objetivo de reduzir o índice de criminalidade associado à ocorrência de vários roubos a residências.
Neste âmbito, e sempre pelas 20h30, o município de São Brás de Alportel acolhe sessões informativas nos seguintes locais: dia 14, na Escola E.B nº1 de Almargens; dia 15, na Escola E.B nº1 de Vilarinhos; dia 16, na Escola E.B nº1 de Alportel; dia 17, no Café Romão, no sítio de São Romão; dia 18, no Jardim-de-Infância do Corotelo; dia 23, na Escola E.B nº1 de Mesquita; dia 24, na Sede do Grupo Desportivo e Cultural de machados, no sítio de Machados, dia 25, na Quinta do Peral, no sítio do Peral e por último no dia 28,no Jardim de Infância de Mealhas.
Estas sessões informativas destinam-se especialmente à comunidade sénior, mais vulnerável a estas situações de risco, bem como a toda a população em geral. No decorrer das sessões serão abordadas várias medidas preventivas, tais como deixar sempre as portas e janelas bem fechadas, colocar um óculo e uma corrente de segurança na porta, não deixar entrar desconhecidos em casa, ter sempre à mão os contatos de emergência, entre muitos outros pequenos gestos de segurança, que podem fazer a diferença e evitar uma burla ou um roubo.
Os oradores farão ainda alusão a várias situações registadas, no sentido de alertar os participantes para diversos esquemas de logro, as conhecidas “cantigas do vigário” que embora simples, se têm revelado eficazes.
Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do programa “Segurança na Comunidade”, pretende informar mais e melhor os munícipes são-brasenses e minimizar o risco de assaltos, para uma “Residência Segura” de dia e de noite.