Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Arte da Resistência. PosterA Sardinha de Papel, espaço de comércio colaborativo de Faro, vai celebrar o 25 de Abril com um evento dedicado à «Arte da Resistência», a decorrer nos dias 24 e 25 de Abril, na baixa da capital algarvia.

Um evento que pretende demonstrar que a criatividade pode ser um poderoso aliado, na hora de «promover a paz e a justiça e de nos opormos à guerra». Para isso, contará com a ajuda de diversas entidades parceiras.

«O nosso sistema de valores apoia o protesto não conformista e as ações não violentas tendo em vista a liberdade de cada indivíduo. Assim, escolhemos a arte como forma de abordar os assuntos humanos globais e locais e de envolver a comunidade local num debate aberto. O nosso projeto deseja também criar e oferecer uma plataforma para a liberdade artística isenta de interesses políticos e económicos», descreve a Sardinha de Papel.

Entre as muitas parcerias estabelecidas, destaque para a estabelecida com a agência de notícias e canal de televisão independente Palestiniano Wattan, que motivará a apresentação de vídeos sobre diferentes formas de resistência cultural nos Territórios Palestinianos Ocupados.

A apresentação vai ter lugar no Palácio do Tenente, a 24 de Abril, seguida da exposição de uma vídeo instalação de trabalhos artísticos de Gaza e Faixa Ocidente e conversa via Skype com artistas destes territórios ocupados.

Também em foco, estará a arte urbana. A Sardinha de Papel irá colaborar com a associação Policromia, que «agrega artistas que promovem e ativam a cena artística contemporânea no Algarve», e promover uma exposição coletiva. Está igualmente prevista a exibição de um vídeo, no dia 24 de Abril, e a pintura de graffiti ao vivo, a 25.

«O trabalho artístico de grafitti criado durante o evento vai ser doado para angariação de fundos para as pessoas afetadas pela guerra em Gaza/Palestina», revelou a associação.

A organização irá, ainda, «criar uma interactividade criativa entre os artesãos da Sardinha de Papel e a comunidade local organizando diferentes workshops, uma exposição de artesanato e uma sessão musical» e «sensibilizar para a complexa situação actual das Comunidades Históricas nas Ilhas do Parque Natural da Ria Formosa».

Neste contexto vai ser exibido o filme documental «Ilha», de Mauro Amaral, seguido de um momento informal de conversa/partilha de opiniões sobre este tópico.

Com este evento, pretende-se «sensibilizar e criar consciência intercultural da arte da resistência cultural em Territórios Palestinianos Ocupados, oferecer uma plataforma para a liberdade artística Ligar os artesãos locais aos residentes e visitantes de Faro e promover a Arte Urbana contemporânea no Algarve», entre outros objetivos.

 

Programa completo:

Sexta-Feira, 24 de Abril

– 21 horas Exposição de Cravos pelos artesãos da Sardinha de Papel

– 21 horas Exposição Colectiva de Arte Contemporânea“25+21” Artistas: Ângelo Gonçalves, Bértilio Martins, Colucas, David Mota, Élsio Menau, Guilherme Gonçalves, Hélder Sousa, Joana R. Sá, João Saraiva, Leandro Cabrita, Leandro Marcos, Marina Gonçalves, Ninolle Elisabeth, Patrícia Chambino, Pedro Mendes, Régis Vincent, Rubina Xavier Xavier, Sen, Tiago Batista, Vasco Marum Nascimento, Vilma Correia. Apresentação de Video Art por Élsio Menau – “Portugal na Forca”, 2012

– 22 horas “Resistência Cultural em Territórios Palestinianos Ocupados: Arte em Gaza e Faixa Ocidente”. Parceria com a agência de notícias e canal de televisão independente Palestiniano Wattan.
Vídeo instalação de trabalhos artísticos e conversa via Skype com artistas de Gaza e Faixa Ocidente. (Palácio do Tenente)

– 23 horas Filme Documental“Ilha”, de 2010
Com a presença do realizador Mauro Amaral (Livremeio Produções)
Conversa informal após o visionamento.

– 21 às 2 horas Micah & Thilo – Músicas do Mundo

 

Sábado, 25 de Abril

– 15 horas Exposição de Cravos pelos artesãos da Sardinha de Papel

– 15 horas Workshop de artesanato criativo pelos artesãos da Sardinha de Papel
Body painting por Jo’L “O Viajante”
“Poemas Doces” por Tiago Ferreira e Nuno Ferreira

– 15h30 Graffiti live painting Policromia Associação

– 15 às 19 horas Micah & Thilo – Músicas do Mundo

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às