Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Seis pontes metálicas ferroviárias da Linha do Sul, no Alentejo e no Algarve, estão a ser alvo de obras de tratamento anticorrosivo, numa intervenção da responsabilidade da empresa Infraestruturas de Portugal.

Trata-se das pontes de Garvão II, Totenique, Consulta, Padronito, Mira e do Barranco Longo, localizadas no troço da Linha do Sul que atravessa os concelhos de Ourique, Odemira e Silves.

Esta intervenção de manutenção preventiva, no reforço das condições de fiabilidade e segurança da infraestrutura ferroviária, representa um investimento de cerca de 800 mil euros e tem um prazo de execução de 210 dias.

A realização destes trabalhos, efetuados pela IP de forma periódica, «revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas atenuando os efeitos nocivos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição», sublinha a empresa.

Na Linha do Sul, existem 180 pontes, das quais 33 são metálicas.

Da rede ferroviária nacional, fazem parte 2.358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas – algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico – e que graças aos esforços de preservação e manutenção permanecem ao serviço sem limitações.

sulinformacao

Também poderá gostar

Semáforos_em_Quatrim_próximo_Rest_Primo_Caracóis (Medium)

União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta queixa-se de «situação caótica» nos semáforos da EN125

Autarquia queixa-se de falta de manutenção dos semáforos, que põe em causa a segurança
Jorge-Botelho-GD2|Linha férrea_comboio_faro_linha do algarve|COMBOIO_INTERCIDADES_LINHA FÉRREA_LINHA DO ALGARVE_ESTAÇÃO FERROVIÁRIA_CP_FARO-66

Variantes à EN125 e ferrovia para o Aeroporto «servem o Algarve», mas municípios querem mais

Presidente da AMAL lembra outros investimentos necessários, como o Hospital Central do Algarve
Faro Positivo-Praça José Afonso-Rogério Bacalhau-PS24

Governo planeia ligar ferrovia ao Aeroporto até 2026, mas Câmara de Faro está «cética»

Obra implica a realização de um estudo ambiental que Rogério Bacalhau não sabe se