Os seis tripulantes do barco de pesca «Avô Melro», que encalhou esta madrugada na praia da Arrifana (Aljezur), já foram resgatados pelo helicóptero EH101 da Marinha Portuguesa, encontrando-se todos bem, disse o porta-voz da Marinha.
Os seis pescadores foram levados para a Base Aérea nº 6 (Montijo), onde a aeronave aterrou pelas 9h05, encontrando-se os seis tripulantes em situação estável e sem necessidade de apoio médico, anunciou a Marinha.
«Como estavam condições meteorológicas muito adversas, não foi possível aterrar nas imediações para deixar os pescadores na área, pelo que estes foram transportados para o Montijo», acrescentou Carvalho Pinto, comandante da Capitania do Porto de Lagos.
O barco ficou encalhado «nas pedras exteriores da praia da Arrifana», abaixo da fortaleza, durante a madrugada, «em zona de muito difícil acesso, com bastante ondulação».
Segundo o comandante Carvalho Pinto, apesar de as autoridades estarem a tentar «perceber se há possibilidade de esta sair do local», «muito dificilmente conseguirá sair», já que a embarcação Avô Melro «está completamente danificada».
O alerta para o encalhe do barco de pesca foi recebido pelas 05h59 desta manhã no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), que de imediato deu instruções aos pescadores para que «envergassem os coletes de salvação e aprontassem a jangada salva-vidas».