«Se há carência de informação e desmotivação, então temos de arranjar ferramentas e soluções para ultrapassar isto». Foi a partir desta ideia que Cláudia Fonseca e Sónia Rodrigues, duas jovens empreendedoras algarvias, ligadas à comunicação empresarial, lançaram o seminário «Ganhar 2012. Ferramentas de gestão para empresários e gestores», que decorre esta sexta-feira, dia 27, a partir das 9h30, no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em Faro.
O seminário, explicou Cláudia Fonseca ao Sul Informação, pretende «usar a crise para ser criativo». «Queremos ajudar os empresários a pensarem nos seus negócios de forma original, através do debate de temas atuais».
Para isso, Cláudia e Sónia, responsáveis pelo projeto Beon, que organiza o seminário, reuniram oradores de diferentes áreas «fundamentais para o dia a dia das empresas» – da legislação ao marketing, da motivação com coach empresarial, à internacionalização e à consultoria de gestão.
«Pedimos a todos os oradores que, mais do que fazerem uma palestra de uma hora sobre teoria, explorassem os seus temas de forma prática, de modo a realmente esclarecer os participantes, par que as pessoas sintam que levaram dali qualquer coisa de novo e de útil», acrescentou Cláudia Fonseca.
E assim o seminário abre às 10h00 com uma palestra dedicada à «Proteção da propriedade intelectual», pelo advogado João Laborinho Lúcio.
Segue-se uma abordagem à «Estratégia de marketing para pequenas e médias empresas» na voz de Carla Machado, docente de Marketing no INUAF e na Universidade do Algarve, e a intervenção «Motivar equipas. Prestar o melhor serviço ao cliente», por Carla Dias, coach e consultora da Visão Integrada e autora do livro «Top Service– A escolha é sua!»
À tarde (15h00), o painel começa com a «Segurança jurídica para investir no exterior», pelo advogado Pedro Raposo.
O debate continuará em torno do «Regime fiscal associado ao investimento no estrangeiro», uma exposição da advogada Marta Gaudêncio.
A última sessão do dia caberá ao tema «Alterações económicas e fiscais em 2012. Como podemos beneficiar dessas medidas no contexto empresarial?», apresentado por Filomena Ramilo, contabilista e consultora do Grupo Moneris.
O encerramento do encontro em que se esperam 200 pessoas será feito por Francisco Serra, presidente do Capítulo Português do FISEC (Fórum Ibero-Americano Sobre Estratégias de Comunicação) e docente na Universidade do Algarve.
Esta será a primeira grande organização do projeto Beon, criado pela dupla de empresárias e que pretende dedicar-se à organização de workshops e seminários em áreas muito específicas e ligadas às necessidades das empresas.
«Além de faltar muitas vezes informação e formação aos empresários e gestores, falta também a componente de base estratégica. Ou seja, as pessoas sabem que querem fazer qualquer coisa, só não sabem o quê, nem como chegar lá». E fornecer essas ferramentas é a tarefa da Beon.
Seminário é um desafio
«Este seminário foi um desafio. Contamos com a parceria da FISEC, o que também serve para desmistificar a separação entre a prática profissional e a vertente académica», acrescenta Cláudia Fonseca.
O evento vai decorrer na universidade, no Campus da Penha, mas «não é apenas para os estudantes. O nosso core são mesmo os empresários e gestores no ativo. E é isso que está a acontecer com as inscrições: 90% são de pessoas no ativo e de empresas».
As inscrições – que a organização espera que cheguem às 150 a 200 (a lotação da sala) – estão a revelar algumas surpresas. É que a maioria dos participantes já inscritos são, como é normal, do Algarve, mas há uma inscrição de Sines e outra do Peso da Régua (Douro)!
Cláudia Fonseca faz ainda questão de salientar que «o espírito de mudança e de partilha entre empresas que já se vive» se traduz na forma como tem estado a decorrer a organização do seminário «Ganhar 2012».
«As empresas que temos contactado para nos apoiarem têm dado uma resposta incrível. Por exemplo, vamos ter o coffee break oferecido pela Nicola, enquanto a livraria Pátio de Letras, de Faro, vai ter aqui à venda não só o livro da Carla Dias, como outros ligados aos temas que serão abordados e poderão interessar aos participantes. Mas tivemos uma resposta incrível da produtora de vídeo, que vai emitir excertos de três minutos de cada orador em direto no site, da fotografia, da decoração e publicidade, da gráfica que imprime todos os materiais», enumera, entusiasmada, Cláudia Fonseca.
«É interessante verificar como estas empresas foram tão recetivas e aderiram tão positivamente para a realização do seminário».
Quem quiser participar neste seminário terá apenas de se inscrever através do site http://www.beon-algarve.com/inscricao/ e de pagar 20 euros.
As iniciativas do projeto Beon não vão ficar por aqui. A dupla de empresárias está já a preparar outros workshops e Cláudia Fonseca confessa que «até já recebemos o desafio de um segundo seminário». Mas admite que tudo vai depender dos resultados desta primeira grande iniciativa. «Isto dá muito trabalho!».
Quem é a Beon?
A Beon surge da vontade de duas jovens empresárias, atuais gestoras de cliente da Nata Design, que face ao contexto económico e social sentiram a necessidade de partilhar conhecimentos e experiências.
«Perceber que o ser humano precisa de estar em constante movimento para se automotivar, para enriquecer as suas experiências e aprendizagens faz-nos acreditar que podemos criar as ferramentas necessárias e colocá-las à disposição de públicos multidisciplinares».
A Beon cria e divulga workshops e seminários na área da comunicação abrangendo áreas que vão desde o marketing pessoal, coaching, marketing empresarial e técnicas.
De uma forma breve pretende espicaçar as mentes dos curiosos e mantê-las ligadas à diversidade de experiências e conhecimentos que este mundo “gigante” tem para oferecer.
A Beon realiza e divulga workshops e seminários na região do Algarve. Os workshops poderão ser nas línguas portuguesa e inglesa.
Programa
09.30: Acreditação
10.00: Abertura
10.10: Proteção da propriedade intelectual
João Laborinho | advogado e sócio da Pedro Raposo & Associados
10.40: Estratégia de marketing para pequenas e médias empresas
Carla Machado | docente de marketing na Ualg e no INUAF
11.40: Coffee break
12.00: Motivar equipas. Prestar o melhor serviço ao cliente
Carla Carvalho Dias | consultora empresarial e coach, autora do livro Top Service – a Escolha é Sua
13.30: Almoço
15.00: Segurança jurídica para investir no exterior
Pedro Raposo | advogado e sócio da Pedro Raposo & Associados
16.00: Regime fiscal associado ao investimento no estrangeiro
Marta Gaudêncio | advogada da Pedro Raposo & Associados
16.45: Coffee break e networking
17.00: Alterações económicas e fiscais em 2012. Como podemos beneficiar dessas medidas no contexto empresarial?
Filomena Ramilo | sénior manager da Moneris Group
18.00: Encerramento
Francisco Serra | presidente do Capítulo Português – FISEC