A Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação (APGICO), em parceria com o Centro de Investigação do Espaço e das Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, organizou, no passado dia 12, na Sala de Atos da Faculdade de Economia, o primeiro de um programa de seminários destinados a promover o empreendedorismo na área social.
Dedicado ao tema do marketing, o seminário contou a presença dos responsáveis da Associação Existir, Nelson Ferreira, e do Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), António Barão, bem como de alguns especialistas, como Gonçalo Rodrigues, da “Made in Portugal”, e Nídia Cavaco, da Câmara Municipal de Faro.
A iniciativa teve ainda a participação de alguns empreendedores convidados, entre os quais Pedro Bartilotti (Os Artistas), Rita Severino (Sardinha Fresh Souvenirs), Carlos Marques (Big Idea) e Alex Barcia (Comunidade Estrangeira), e de inúmeros dirigentes associativos e autárquicos, empresários, docentes universitários e outros interessados no desenvolvimento de projetos.
Na primeira parte da sessão foram sugeridos vários projetos de caráter social, no âmbito do marketing, que pudessem ser levados a cabo pelas associações convidadas e, na segunda parte, foram especificados os conteúdos dos projetos escolhidos pelos dirigentes associativos e sugeridas as equipas que tratarão, em data a definir, de estruturar esses projetos.
Este programa de seminários, sob a designação genérica de “Incubadoras de Projetos Empresariais para a Inclusão”, patrocinado pelo POAT/FSE, será concretizado em vários locais do país e abordará temas que promovam o encontro entre dirigentes associativos, empresários, entidades públicas, académicos, estudantes e demais interessados, com a finalidade de colaborar na construção de projetos suscetíveis de conduzir a novos produtos, serviços e empresas, na área social.