Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O ciclo «Na Senda das Pedras Falantes: reinventar o património» continua na próxima segunda-feira, 7 de outubro, na Alcaidaria do castelo de Loulé, inserido no Dia Internacional dos Castelos.

O ciclo mistura monumentos, massagens relaxantes, música e literatura, em sessões gratuitas para todos os que adquiram o ingresso de entrada nos vários monumentos contemplados e realizam-se ao longo do dia, de acordo com o horário normal de funcionamento dos monumentos. No caso do Castelo de Loulé, a entrada é totalmente gratuita.

Promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, o ciclo apresenta-se com um «formato inovador, arrojado e interdisciplinar», que conjuga a arte de bem dizer literatura com a envolvência intimista da massagem de relaxamento e da música interpretada ao vivo, aplicadas a um contexto de património e por isso não convencional de leitura.

A ideia original é de Paulo Pires e Sónia Pereira, que integram o projeto Experiment’arte (valência da Associação Cultural Cante Andarilho vocacionada para a promoção e mediação da leitura).

Juntamente com a terapeuta Lúcia Guerreiro, ao longo de sete sessões, Paulo Pires e Sónia Pereira irão proporcionar aos visitantes uma «experiência surpreendente e inédita em Portugal a nível da fruição dos bens culturais».

«A estrutura do ciclo assenta numa lógica de evocação da memória e simbologia dos lugares e numa original e profícua conjugação das linguagens literária, imagética, teatral, performativa, musical e terapêutica», explicam os organizadores.

Além de se pretender promover «momentos de bem-estar e relaxamento, através da massagem corporal e da criação de uma atmosfera que permita criar uma efetiva sensação de leveza e apaziguamento sensoriais, paralelamente o projeto tem por objetivo estimular o gosto e interesse pela descoberta, leitura e fruição de textos literários de curta duração (poesia, prosa poética, crónica, etc.), de temáticas variadas – inclusive sobre o Algarve e o seu património histórico-arqueológico e também imaterial –, privilegiando assim uma dimensão didático-informativa mas também esteticamente apelativa».

Para cada espaço, os promotores propõem, ao longo de um dia, um formato de massagem de relaxamento personalizada (cerca de 15 a 20 minutos por pessoa), acompanhada da leitura expressiva de textos de autores em língua portuguesa, a qual tem como fundo várias “paisagens musicais” interpretadas ao vivo (em acordeão solo e recorrendo a outros instrumentos mais portáteis, num registo que oscila entre o clássico, o contemporâneo, o jazzístico e uma vincada dimensão de improvisação), tudo isto num ambiente intimista e envolvente.

No final de cada massagem, são disponibilizados aos visitantes vários marcadores de livros personalizados, que contêm os textos que foram lidos durante a ação, para que aqueles possam assim aprofundar depois o seu conhecimento a nível de leitura sobre os temas e autores abordados.

O ciclo termina no dia 20 de Outubro, na Fortaleza de Sagres.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Há quem não tenha água nem esgotos junto à EN125 e Aleixo diz que a culpa é da concessionária da estrada

Mesmo à beira da EN125, entre a nova rotunda de acesso a Quarteira e

Sul Informação

Fado e poesia também têm lugar na programação de Agosto da Orquestra Clássica do Sul

Fado, “Clássicos Light”, música acompanhada de poesia e concertos ao ar livre cabem na

Sul Informação

Candidaturas para quem se quiser “fixar” no Loulé Design Lab estão abertas

As candidaturas para quem se quiser fixar no Loulé Design Lab, no Convento Espírito