Comunicar, por vídeo e voz, com familiares, ou jogar sopa de letras e palavras-cruzadas são possibilidades do sistema interativo “SiosLIFE” que já está à disposição dos idosos nos Centros Seniores de Lagoa e Carvoeiro.
Esta ferramenta «permite uma estimulação cognitiva, física, comunicação simplificada, promoção da criatividade, culto religioso, entre muitos outros conteúdos multimédia, aos mais velhos», de acordo com a União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.
Tudo é feito de forma simples «num ecrã táctil, sem ratos, comandos ou teclados».
«Qualquer pessoa, mesmo sem saber ler ou escrever, pode tirar proveito deste sistema interativo», acrescenta.
Aos profissionais é ainda disponibilizada uma plataforma de monitorização e controlo, que pode ser acedida através de qualquer equipamento da instituição que esteja ligado à internet.
Nesta, além do registo detalhado de toda a utilização, podem ser visualizados gráficos da evolução de cada utente em diversos parâmetros.
Esta é uma experiência que a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro está a realizar, durante quatro meses, para perceber a adesão e o impacto junto dos utentes dos centros seniores, para depois avaliar se avança para a aquisição do sistema.
Em Monchique já há, também, uma iniciativa do género, como pode ver aqui.