Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A primeira sessão pública de apresentação do projeto “Quarteira EcoLab”, que tem como objetivo implementar um “Laboratório Vivo para a Descarbonização” naquela cidade, realizou-se no dia 16 de Outubro, no Centro Autárquico de Quarteira. 

O “Quarteira EcoLab” quer promover a descarbonização de uma área delimitada na cidade de Quarteira, através da implantação de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, promovendo a mobilidade sustentável e a utilização mais eficiente de recursos.

O Município de Loulé já definiu, como área de intervenção para o “Quarteira EcoLab”, a extensão urbana localizada entre a rotunda do Polvo da Avenida Carlos Mota Pinto e a rotunda do Terminal Rodoviário da Avenida Francisco Sá Carneiro.

É aí que serão integradas soluções nos domínios dos transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular, entre outros, «numa lógica de interação entre o Município, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e os cidadãos», explica a Câmara Municipal.

O objetivo é «afirmar-se como um ambiente de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado», acrescenta a autarquia louletana.

Esta sessão de apresentação, que contou com a participação de perto de meia centena de munícipes, foi realizada com o objetivo de dar a conhecer o projeto e os desafios do “Quarteira EcoLab” à comunidade, assim como promover o envolvimento e participação da população no mesmo.

Também foi uma oportunidade para recolher contributos já que os participantes puderam deixar as suas sugestões e ideias para o projeto.

No entanto, a autarquia «pretende que todos os interessados possam acompanhar e participar neste processo, nomeadamente moradores, comerciantes, visitantes e demais utilizadores daquele espaço».

Por isso, há dois questionários (um dirigido à população em geral e outro aos comerciantes), através dos quais se pretende ficar a conhecer melhor os hábitos e a opinião de quem reside, trabalha, estuda ou visita o espaço urbano do “Quarteira EcoLab”, no que se refere às temáticas da mobilidade, energia e ambiente.

Os questionários podem ser respondidos em papel, na Junta de Freguesia de Quarteira. Também o pode fazer online. Se morar, trabalhar ou estudar na área do “Quarteira EcoLab” o link é este. Já se tiver um estabelecimento de comércio ou serviços naquela área, o questionário a preencher é este. 

Para responder às perguntas sobre o consumo de eletricidade, água e gás, é necessário que os munícipes tenham consigo a sua fatura anual ou as faturas que incluam a primeira quinzena dos meses de Janeiro, Abril e Agosto.

É possível ainda enviar ideias e sugestões para loule.adapta@cm-loule.pt.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, decorrente da sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC de Loulé), e enquadrada numa candidatura ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Quarteira junto GNR

Quarteira vai ter corte de água esta noite

Obras de requalificação da praça motivam o corte
20191211_VEICULO_ELETRICO_foto_CMSC (2)|20191211_VEICULO_ELETRICO_foto_CMSC (3)

Município de Santiago do Cacém colocou ao serviço novo veículo elétrico para limpeza urbana

O veículo apresenta como vantagens ter zero-emissões, uma condução silenciosa, uma maior eficiência do
baleia retirada quarteira

Baleia já foi retirada do mar em Quarteira

Trabalhos contaram com a colaboração de uma embarcação que veio de Portimão