O presidente da Câmara de Vila do Bispo explicou o problema financeiro que envolveu a construção do Lar e Creche de Budens e as soluções encontradas, nomeadamente o recurso à banca para pagar a dívida de dois milhões e meio de euros ao empreiteiro, na sessão de esclarecimento que teve lugar no dia 17, na Sociedade de Instrução e Recreio de Budens.
Adelino Soares falou ainda sobre a razão da celebração do protocolo com a Santa Casa da Misericórdia, que vai agora gerir o equipamento, a falta de acesso ao edifício e a solução encontrada, a importância do equipamento para a freguesia de Budens e as recentes candidaturas realizadas a fundos comunitários e a sua aprovação.
Já Vítor Lourenço, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, entidade que vai gerir o equipamento, explicou como se realizam os acordos para os equipamentos sociais, a quem cabe a responsabilidade da construção dos equipamentos sociais, como serão admitidos os utentes para o Lar e a Creche, como serão recrutados os recursos humanos necessários ao funcionamento do Lar e da Creche, entre outros assuntos.
Também a presidente da Junta de Freguesia Celestina Costa interveio nesta sessão, onde lembrou o quão importante é este equipamento para Budens, nomeadamente no contexto de crise actual.
É que, quando entrar em funcionamento, o Lar e Creche constituirá uma mais valia para o emprego local e dará uma resposta direta às necessidades das famílias ao nível da infância e dos idosos.
No final da sessão, foram colocadas algumas questões pertinentes por parte da centena de pessoas que esteve presente.
As pessoas quiseram saber para quando se prevê a abertura do Lar e da Creche, como e onde se inscrever para o Lar, quais os critérios de selecção, quem pode escrever-se e os custos envolvidos.
Outra questão levantada foi o recrutamento dos recursos humanos, ou seja, quantos postos de trabalho vão ser criados e quem pode concorrer a esses lugares.
Nas respostas que se seguiram, ficou a promessa que no próximo mês de setembro estarão reunidas as condições para a entrada em funcionamento deste equipamento.
Foi ainda adiantado que serão criados cerca de 25 postos de trabalho e todos os interessados em se candidatarem aos lugares, deverão inscrever-se na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo ou na Junta de Freguesia de Budens. Mas também, terão que se inscrever no Centro de Emprego de Lagos.
As pessoas a recrutar terão que ter, obrigatoriamente, formação apropriada para trabalhar com os utentes do Lar e da Creche, que será dada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.
Todos os interessados naqueles postos de trabalho deverão inscrever-se já, dado que a formação tem a duração de quatro a seis meses.
Quanto às inscrições dos utentes para o Lar e Creche, o provedor Vítor Lourenço informou que podem ser feitas na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo ou na Junta de Freguesia de Budens, num impresso próprio.