O «Guia dos Recursos do Concelho de Silves», que junta os contactos dos diversos serviços, instituições e coletividades existentes no concelho, bem como alguns dados numéricos sobre Silves, foi atualizado e reeditado pelo Câmara silvense.
Segundo a Câmara de Silves, este documento «poderá ser uma ferramenta útil no trabalho diário de todos os que lidam com problemáticas associadas à promoção do desenvolvimento social», dada a «informação muito diversificada» que contém, nomeadamente os contactos de projetos/entidades de «áreas tão variadas como o poder local, ação social, Saúde, educação, emprego, segurança, desporto, juventude, cultura, turismo, transportes e outros serviços públicos».
A atualização deste guia foi feita no âmbito da Rede Social de Silves, uma estrutura cujo trabalho foi importante, na visão da presidente da Câmara de Silves Rosa Palma que defende que «a proximidade é um dos princípios caros a esta autarquia». «Estar mais perto dos munícipes e encontrar estratégias de inclusão e de partilha, promover o seu desenvolvimento sustentável, garantindo a todos uma maior qualidade de vida» é outro objetivo apontado pela edil.
Para isso, a autarquia desenvolveu «um conjunto de iniciativas que se destinam a apoiar os idosos, os jovens, as crianças e demais parcelas da população e, neste sentido, o Sector de Ação Social (Divisão de Educação, Desporto, Juventude e Ação Social) tem realizado um trabalho importante, sobretudo no que toca ao estabelecimento de parcerias que possam contribuir para minorar situações de pobreza e exclusão».