A Câmara de Silves iniciou, neste mês de Novembro, a faturação de consumos de água e gestão de parque de contadores por sistema de telecontagem.
«Este sistema funciona através da instalação de um contador volumétrico de elevada exatidão de medição, dotado de um módulo emissor de rádio para leitura remota e processamento de uma série de informações, como volumes de água medidos, deteção de fugas nas redes prediais, bloqueio de contador, fluxo de retorno, entre outras», diz a Câmara de Silves.
«Os dados gerados pelo emissor de rádio são captados através de um sistema de recetor rádio móvel sendo posteriormente utilizados para faturação e gestão do parque de contadores».
Os «dados metrológicos de elevada exatidão obtidos por telecontagem têm um impacto relevante na diminuição de perdas e fornecem dados vitais à estratégia do Município de Silves no que à implementação de zonas de medição e controlo diz respeito».
O sistema de telecontagem possibilita, ainda, «a rápida leitura dos contadores e a diminuição do erro humano no processo de faturação».
Até ao momento já foram instalados mais de duas centenas e meia de contadores com sistema de telecontagem em empreendimento turístico da freguesia de Alcantarilha, encontrando-se em fase final de conclusão a instalação de mais duas centenas e meia de contadores, dos quais duas centenas na rede de abastecimento de água ao Benaciate e Lavajo, e cerca de cinquenta em Armação de Pêra.
A implementação do sistema de telecontagem representa «um salto qualitativo e tecnológico na gestão do sistema de abastecimento de água, de importância estratégica, que o Município de Silves conta estender gradualmente a todo o concelho».