O encontro de desenho «Urban Sketchers Algarve» vai animar o centro histórico de Portimão no dia 10 de Abril. A manhã será dedicada a momentos de desenho social e desenho arquitetónico e a tarde à partilha desses desenhos na Zona Ribeirinha da cidade.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Portimão e a Urban Sketchers Algarve e juntará sketchers, ilustradores, artistas ou simples amantes do desenho, que trazem consigo «material de desenho, olhar afinado e vontade de desenhar», segundo a autarquia portimonense.
O evento começa com uma receção no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, às 10h00, seguida de uma visita pelo centro histórico. Depois, serão dadas asas à imaginação dos participantes.
Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores que desenham a região do Algarve em diários gráficos e encontram-se, pontualmente, para desenhar.
«Em Portimão, esta iniciativa enquadra-se nos objetivos da Regeneração Urbana da autarquia, nomeadamente no de manter a memória da cidade, ao capacitar o envolvimento e participação da comunidade no processo de reabilitação urbana», segundo a Câmara local.
Esta iniciativa está enquadrada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no dia 18 de Abril.
Manifesto Urban Sketchers:
1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando diretamente o que observamos.
2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.
3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.
4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.
5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.
7. Partilhamos os nossos desenhos online.
8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.