A palestra “Nas bocas do mundo: uma conversa sobre a origem histórica das expressões portuguesas”, por Sérgio Luís de Carvalho, realiza-se, no dia 25 de fevereiro, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
A ação visa dar a conhecer o porquê da utilização de algumas frases populares no nosso quotidiano. Sabia que a expressão “são favas contadas” está relacionada com a eleição dos antigos abades, que “não percebe patavina” remete para a cidade de Pavia? Descubra estas e outras curiosidades na presente iniciativa.
A palestra trata-se de uma organização da Associação Internacional de Paremiologia (AIP / IAP), a qual conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.
Sérgio Luís de Carvalho nasceu, em Lisboa, em 1959. Em 1990, publicou o seu primeiro livro “Ano Domini 1348”, a que se seguiram os romances “As Horas de Monsaraz” (1997), “El-Rei Pastor” (2000), “Os Rios da Babilónia” (2003), “Retrato de S. Jerónimo no seu Estúdio” (2006), “O Retábulo de Genebra” (2008) e “O Destino do Capitão Blanc” (2009).
Em 1989, recebeu o prémio literário Ferreira de Castro (Portugal). Em 2004 foi finalista no prémio Jean Monnet de Literatura Europeia (França) e, no ano seguinte, no prémio Amphi de Literatura Europeia (França).
Tem várias obras publicadas nos domínios da história, da literatura infanto-juvenil e da paremiologia.