Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de Tavira está a elaborar um Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade (PMPA). O plano surge na sequência da aprovação da candidatura do município ao Programa Operacional Potencial Humano – Tipologia 8.6.5 – Ações de Investigação, Sensibilização e Promoção de Boas Práticas.

Por outro lado, a iniciativa “Um dia de cadeira de rodas na cidade de Tavira”, que teve lugar no passado dia 21 de abril, despertou a atenção da população em geral e dos 40 participantes para as dificuldades de acessibilidades na cidade.

«Sensível a esta questão está também o Município de Tavira», garante a autarquia.

O PMPA tem como objetivo principal o desenvolvimento de soluções integradas de acessibilidade para todos em cinco grandes eixos que condicionam a acessibilidade: via pública, edifícios, transportes, informação e comunicação e info-acessibilidade.

Tanto na via pública como nos edifícios, o que se pretende é «permitir as deslocações e o uso e desfrute» de edifícios e via pública.

Em relação aos transportes, será realizada uma análise ao nível da acessibilidade, quer da componente móvel, quer da componente fixa (paragens, apeadeiros, etc) do sistema de transportes.

O eixo da comunicação pretende garantir que «a informação em todas as componentes acima referidas é claramente identificável, visível e inteligível em todos os âmbitos de intervenção, objetivo partilhado também no campo das novas tecnologias de informação e comunicação, ao nível da informação digital».

Para o efeito, serão elaborados diagnósticos de acessibilidade integrada com base nas fragilidades sociais e físicas do território, e os contributos obtidos pelas sessões de auscultação, debates e participação pública a realizar, serão determinantes para a decisão final das estratégias principais do plano.

Após a conclusão do PMPA, o Município ficará dotado de mecanismos que permitirão a consolidação de uma plataforma digital especializada que dê continuidade à prática da acessibilidade ou ainda um geo-fórum que permitirá aos cidadãos participar on-line a monitorização das atividades de acessibilidade e a sua participação cívica.

O PMPA representa um investimento de 138.334,88 euros, e um importante contributo em transformar Tavira numa cidade acessível para todos.

Em articulação com as Juntas de Freguesia, o Município de Tavira tem vindo a efetuar algumas intervenções pontuais neste domínio, através do rebaixamento de passeios e da reorganização de parques para viaturas de cidadãos deficientes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Estação intermodal no Patacão e mudança da ferrovia são propostas do Plano de Mobilidade de Faro

A criação de uma espécie de estação intermodal, que integre o transporte ferroviário, rodoviário,

Sul Informação

Tavira distingue pessoas e entidades e celebra com Ana Moura o seu feriado municipal

O Município de Tavira assinala este sábado, 24 de Junho, mais um Dia da

Sul Informação

Câmara de Olhão investe mais de 80 mil euros na renovação de 31 passadeiras em todo o concelho

A Câmara de Olhão vai promover a requalificação de 301 passadeiras já existentes no