Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Zona Histórica de LouléAs taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis, em Loulé, vão «atingir o mínimo histórico» no próximo ano. A Câmara de Loulé anunciou esta quinta-feira que haverá «uma redução acentuada» deste imposto em 2017 para os 0,3 por cento, para o mínimo que é permitido por lei.

«Também com o objetivo de combater a desertificação do interior e atrair população a estas zonas, numa lógica de diferenciação positiva, a Câmara de Loulé aprovou a minoração da taxa de IMI em 30% nas freguesias de Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, onerando em menor grau quem se queira instalar nestas áreas territoriais», anunciou a autarquia.

Os benefícios não param por aqui e as famílias também saem a ganhar. «Uma vez que o Orçamento de Estado para 2016 continuou com a possibilidade de os municípios aplicarem uma redução na taxa de IMI para as famílias com dependentes e com residência fiscal no Concelho, nos casos de imóvel destinado à habitação própria e permanente, foi deliberado pela Câmara fixar a redução de 20, 40 e 70 euros, consoante exista um, dois, três ou mais dependentes, respetivamente», acrescentou.

Esta decisão do executivo municipal louletano, liderado pelo socialista Vítor Aleixo, é o culminar de um processo de redução gradual deste imposto iniciada em 2014. Comparando a taxa de 2017 com a do ano de 2013, «houve um redução de 25%» no valor desta taxa.

No que toca a outros impostos, nomeadamente a percentagem do IRS dos seus munícipes que as Câmaras têm o direito a reclamar (se não o fizerem, quem ganha é o contribuinte) e à Derrama Municipal, também há novidades.

A taxa de IRS vai ser fixada em 2,5 por cento, ou seja, metade dos 5 por cento a que a autarquia tem direito. No que toca a derrama, será extinta, «por forma a atrair mais investimento para o concelho e dando um sinal positivo aos empresários, pretendendo desta forma estimular a criação de mais emprego neste município».

«Todas estas reduções na fiscalidade a aplicar no ano de 2017 significam um valor estimado em 10 milhões de euros de receitas das quais a edilidade irá prescindir em benefício dos seus munícipes», salientou a Câmara de Loulé.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Leroy Merlin está à procura de trabalhadores

A Leroy Merlin está a procura de trabalhadores para as duas novas lojas que

Sul Informação

Obra do novo quartel da GNR em Quarteira mandada parar…pela GNR

As obras do novo quartel da GNR em Quarteira estão a causar polémica. O

Sul Informação

6º Encontro de Camionistas conta com a presença de Elisabete Jacinto no Parque das Cidades

O 6º Encontro de Camionistas realiza-se este fim de semana, de 8 a 9