Em maio, no Teatro das Figuras, há dança contemporânea de destacados novos criadores portugueses, mas também dança urbana, muita música, dos mais variados estilos, uma extensão do Festival IndieLisboa e sugestões para os mais novos e famílias. O programa do espaço cultural farense para este mês é vasto e o mais difícil será saber o que escolher.
Depois de Viviane ter feito uma pré-apresentação do seu novo álbum «Dia Novo», no sábado, em mais uma edição da iniciativa «Noites de Sofá», a Devir/CAPA – Centro de Artes Performativas do Algarve trará à sala farense, no sábado, às 21h30, a 2ª Plataforma de Dança Criadores Portugueses, onde se apresentará excertos de um conjunto de trabalhos de destacados coreógrafos portugueses emergentes da área da dança contemporânea.
Logo no dia a seguir, o Teatro das Figuras será o «País das Maravilhas» por algumas horas, já que irá receber o concerto de encerramento da 29ª edição da Semana Académica da Universidade do Algarve, que juntará em palco a Orquestra Clássica do Sul (OCS) e a Orquestra de Jazz do Algarve. Será apresentado o «Ciclo de Música Americana».
Esta será a primeira vez que esta festa dos universitários algarvios se estende a este teatro, numa iniciativa da organização da SA, a Associação Académica da Universidade do Algarve, com apoio (e incentivo) da Reitoria da UAlg.
Algo que também se “estenderá”, neste caso de Capital até Faro, é o Festival IndieLisboa. De 28 a 30 de maio, o Teatro das Figuras apresenta uma extensão do Festival Internacional de Cinema Independente, numa parceria entre o TMF e Cineclube de Faro.
Também de Lisboa chegam os Dead Combo, banda portuguesa que irá apresentar em Faro, no dia 23, o seu último trabalho «A Bunch of Meninos». Neste espetáculo, a dupla formada por Tó Trips e Pedro Gonçalves divulgam o seu quinto álbum, composto por 13 temas originais.
Antes disso, haverá muita oferta para os mais novos, em alguns casos extensível às suas famílias. No dia 13 de maio, o Serviço Educativo do TMF e a OCS promovem mais um «Concerto Pedagógico», dirigido à comunidade escolar.
Também o espetáculo «Barriga de Baleia» é dirigido às crianças, mas aberto ao público em geral. Esta peça conta «uma pequena epopeia marítima de desenhos luminosos, objetos manipulados e canções», segundo o TMF. Este espetáculo destinado a maiores de 3 anos terá sessões no sábado dia 31 de maio às 15 e às 17 horas e no domingo dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança, às 11h30.
No dia 25, ao meio dia, haverá novo Concerto Promenade, que se quer desfrutado em família. O espetáculo que encerrará o ciclo «Histórias com Música» será a peça «Pedro e o Lobo», composta por Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos.
Na próxima semana, no dia 15, a Fundação Pedro Ruivo irá promover um Recital de Piano de João de Almeida, discípulo da pianista Maria Campina e professor no Conservatório Regional do Algarve, no Pequeno Auditório do Teatro das Figuras. Obras de Schubert, Liszt e Chopin fazem parte do programa.
Logo a seguir, a 16 e 17, será dado espaço à dança urbana, no espetáculo «A Máquina do Tempo UX – Contras os Canhões, Dançar, Dançar», uma criação da Associação de Dança, Cultura e Arte – «Urban Xpression», inspirada na história de Portugal e na qual participam os 450 alunos da instituição.
Toda a programação para o mês de maio, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no site do Teatro das Figuras.