O Teatro Lethes, em Faro, vai integrar a Rota Europeia de Teatros Históricos, no âmbito de uma rede ibérica que foi criada na passada quinta-feira, em Almagro, Espanha.
A centenária sala de espetáculos farense foi a única do Algarve convidada a pertencer a esta plataforma, no seguimento de uma candidatura realizada pela Câmara de Faro e pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, que gere o Lethes.
Esta acaba por ser uma “prenda” bem relevante para a sala de espetáculos de Faro, no ano em que completa 170 anos de existência. «O Lethes assume assim um lugar de elite por direito próprio e reforça Faro no seu argumentário enquanto cidade de cultura com um rico património arquitetónico, cultural e turístico», considerou o presidente da autarquia farense Rogério Bacalhau.
«Distinguido pela sua beleza arquitetónica, relevância histórica e o estado de preservação da sala de espetáculos, o Teatro Lethes (Faro) é o único representante do Algarve e fará companhia ao Theatro Circo (Braga), ao Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa) e ao Teatro Garcia Resende (Évora). Estes são os quatro representantes portugueses numa rede ibérica da qual fazem ainda parte oito representantes espanhóis: Teatro Corral Comedias (Almagro), Teatro Español (Madrid), Teatro Rojas (Toledo), Teatro Arriaga (Bilbao), Teatro Principal (Burgos), Teatro Falla (Cádiz), Teatro Principal (Menorca) e Teatro Real Coliseo Carlos III (Madrid)», anunciou a autarquia farense, numa nota de imprensa.
Para a autarquia, «esta é uma importante distinção para o nosso Teatro Lethes, para o Concelho e para a cultura da Região». «Nela se expressa também o enorme salto de qualidade na programação e na dinâmica deste equipamento público, proporcionado em três anos e meio de atividade da ACTA enquanto companhia residente», acrescentou.