Ventos muitos fortes, provavelmente um tornado de fraca intensidade, voltaram esta tarde a provocar estragos nos concelhos de Faro e Olhão, em especial na área do Fórum Algarve e zona comercial e de oficinas vizinha, bem como em Moncarapacho e Pechão.
Árvores e estruturas caídas, como coberturas de edifícios, outdoors e anúncios luminosos, vidros partidos, vastas áreas urbanas sem luz devido à queda de postes e linhas é o resultado do forte vento que hoje, por volta das 16h05, afetou aquelas zonas.
O site da Proteção Civil apresenta 19 ocorrências nos concelhos de Faro, Olhão e Tavira, todas relacionadas com quedas de árvores, de estruturas e de linhas de eletricidade.
Ao que o Sul Informação apurou, não há registo de feridos, apenas de prejuízos muito avultados.
Vídeo de João Paulo Soares:
No Fórum Algarve, há danos materiais, sobretudo na zona da restauração, onde perto de meia centenas de vidros de proteção ficaram partidos, cadeiras e mesas voaram. Os clientes que lá estavam fugiram, abrigando-se dentro de lojas, mas não houve qualquer vítima. O centro comercial está a funcionar, apesar de algumas zonas estarem interditadas.
Além deste centro comercial, houve também danos na cobertura de outros edifícios comerciais na vizinhança, nomeadamente as instalações da Volkswagen e de outras marcas automóveis e a bomba de combustíveis da BP, como se pode ver nas imagens.
O trânsito está muito condicionado na zona do Fórum, à entrada de Faro, devido à queda de uma árvore sobre a via, portanto, se puder evite passar por ali.
Na freguesia de Montenegro, perto do Aeroporto, também houve estragos, nomeadamente com postes de eletricidade e de iluminação e árvores, caídos sobre a estrada para a Praia de Faro, obrigando também a condicionar o trânsito, que está condicionado a uma faixa.
Vídeo de Ruben Santos, na zona de Bela Curral:
https://www.facebook.com/ruben.santos.1420/videos/1830990213600208/
Entretanto, o nosso jornal apurou que se terá tratado de um tornado, que foi avistado por diversas testemunhas ainda sobre a Ria Formosa, que atravessou parte do concelho de Faro e acabou por atingir também o vizinho concelho de Olhão, em especial nas zonas de Pechão e Moncarapacho, deixando um rasto de destruição à sua passagem.
Na passada quarta-feira, dia 28 de Fevereiro, Faro já tinha sido atingida por um tornado, que, neste caso, causou prejuízos sobretudo na zona da Doca.