Os trabalhos de remoção da draga que se virou, na passada terça-feira, na barra da Armona, vão começar este sábado, a partir das 9h00. Segundo Nunes Ferreira, capitão do Porto de Olhão, se tudo correr bem, «entre domingo e segunda-feira, será possível voltar a virar a draga».
Ao Sul Informação, o capitão do porto explicou que «esta é uma ação complexa e não consigo adiantar quando vai ser a primeira tentativa».
Na manhã deste sábado, «serão colocados os balões e vamos ver se está tudo em condições».
Nunes Ferreira adiantou que, esta sexta-feira, «estiveram os mergulhadores no local a tamponar tudo o que é possível e ficou decidido que é mais arriscado retirar o combustível agora. Como não havia fugas e está tudo em bom estado lá em baixo, decidimos fazer a ação de mudança da embarcação com combustível».
Em relação à fuga de gasóleo que obrigou a isolar a draga para evitar contaminação da Ria Formosa, o capitão do porto disse que esta foi «identificada e retificada. Era um problema numa válvula e conseguiu-se eliminar praticamente a fuga».
Nunes Ferreira está confiante em relação ao sucesso da operação, até porque «as condições meteorológicas estão a ajudar também, porque é previsível que o tempo continue bom nos próximos dias».