A «Desfolhada à Moda Antiga» vai ser revivida no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, no sábado, às 20h00. O espaço cultural são-brasense volta a promover um momento de convívio inspirado nesta prática ancestral, que celebrava o final da época das colheitas e era uma forma de fortalecer os laços entre os membros da mesma comunidade.
A população é desafiada a aparecer e «a viver na primeira pessoa este momento de alegria e partilha», segundo a Câmara de São Brás de Alportel, que apoia a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e Rancho Típico Sambrasense na realização do evento, que vai para a 7ª edição.
A noite de sábado, no Museu do Trajo, será animada por «cantares, aromas e sabores de outrora, bem como pelos trajos típicos da época da colheita».
«Segundo reza a história o momento da desfolha do milho era muito aguradado pelos enamorados da altura. A roda que se formava em torno do milho alimentava a esperança de encontrar o milho rei (uma massaroca de milho de cor avermelhada) que permitia dar um beijinho a todos os presentes e, quem sabe, à pessoa amada», acrescentou a Câmara de São Brás de Alportel.
A entrada no evento e participação na desfolha é gratuita.