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O Tráfego Médio Diário (TMD) na Via do Infante aumentou, ainda que apenas 0,04 pontos percentuais, no 3º trimestre de 2013, em relação a igual período de 2012, algo que já não acontecia há 11 trimestres seguidos, em que a variação homóloga do número de utilizadores da A22 tinha vindo a descer.

Alguns sistemas de transportes públicos e as autoestradas do Algarve registaram subidas durante a época alta do turismo de 2013, em relação a igual período de 2012, quebrando, em alguns casos, ciclos negativos que duravam há muito, segundo revelou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), no seu boletim trimestral de Mobilidade e Transportes.

Indicadores que «apontam para sinais de abrandamento dos decréscimos em alguns dos movimentos e fluxos de transporte na Região do Algarve, e também para a recuperação em modos de transporte que, há muito, apresentavam variações trimestrais homólogas consecutivamente negativas», considerou aquela entidade.

O caso da A22, que apesar de manter «um valor praticamente idêntico ao do trimestre homólogo anterior», viu o TMD aumentar e, principalmente, o do troço da A2 Almodôvar / S. B. Messines, onde o tráfego teve uma variação homóloga positiva de 3 por cento, são exemplos.

Mas, diz a CCDRA «ter-se-á que aguardar pelos valores para o 4º trimestre para se apurar se a inversão do declínio do tráfego (com quase 3 anos) está consolidada, ou se o 3º trimestre de 2013 terá constituído uma exceção».

Também as carreiras inter-regionais e internacionais tiveram um desempenho positivo, em relação ao verão de 2012, com as primeiras a aumentar 3,2 pontos percentuais e a carreiras entre Lagos e Sevilha a transportarem mais 2,4 por cento de passageiros no 3º trimestre de 2013, do que o haviam feito em igual período do ano anterior.

No primeiro caso, o indicador que, pelo número de passageiros total transportados é mais expressiva, quebrou-se uma tendência que se repetia há cinco trimestres, o que, aliado «ao aumento ocorrido no longo curso ferroviário, demonstra que a opção pelo transporte público no acesso à região durante o Verão de 2013 teve um peso importante».

A CCDRA refere-se ao indicador dos comboios de Longo Curso de e para o Algarve (Alfa e Intercidades), cuja utilização aumentou em 2,6 por cento em relação ao verão de 2012. Também o número de passageiros nos comboios da Linha do Algarve aumentou, neste caso 6,9 pontos percentuais, um valor ainda mais relevante se se tiver em conta que este indicador se mantinha em queda havia quase 3 anos.

Em sentido contrário, as carreiras fluviais da Ria Formosa transportaram menos 4,7 passageiros que no verão anterior, depois das «duas variações homólogas positivas ocorridas nos dois trimestres anteriores». Na carreira Fluvial da travessia do Guadiana, a variação homóloga voltou a ser negativa (4%), o que confirma uma tendência que se prolonga desde 2007, apenas interrompida numa ocasião, o 1º trimestre de 2012.

Ainda no que toca aos transportes coletivos terrestres, houve uma forte queda ao nível dos utilizadores das ligações urbanas regionais (menos 22,6%), tendo as carreiras inter-urbanas acompanhado a tendência negativa, ainda que em valores muito mais baixos (menos 1,6%). No primeiro caso, trata-se da 7ª variação homologa negativa consecutiva, enquanto nas carreiras inter-regionais, volta a haver decréscimo, após o aumento registado no trimestre passado.

No boletim da CCDRA, voltam a não figurar os movimentos do Aeroporto de Faro «face à decisão da ANA – Aeroportos de Portugal, SA, em suspender a autorização para a disponibilização da informação relativa aos indicadores “número de voos”, “passageiros transportados” e “passageiros transportados de/para aeroportos nacionais”».

 

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