Três dos 14 formandos algarvios que disputaram o Campeonato das Profissões que decorreu de 25 a 30 de maio, no Porto foram premiados e um deles vai mesmo representar Portugal na Europa e no Mundo.
Leandro Filipe Crispim Vieitas, em Serralharia Civil (Construções Metálicas), ganhou uma medalha de Ouro, Cátia Sofia Oliveira Lopes, formanda em Contabilidade e Gestão, ganhou uma medalha de Prata , enquanto Joabe Negrita Garcias, também em Serralharia Civil (Construções Metálicas), alcançou o Bronze.
A classificação resultou da avaliação dos jurados sobre as competências técnicas dos concorrentes, a sua capacidade de planeamento e organização das tarefas, o rigor profissional, a gestão do tempo e o autocontrolo competitivo, efetuada ao longo dos quatro dias.
O jovem Leandro Vieitas cumpriu o objetivo proposto e poderá ir representar Portugal nos campeonatos a realizar a nível internacional, no Euroskills, em Outubro próximo, em Lille (França), ou no Worldskills, em São Paulo (Brasil), em Agosto de 2015, mostrando assim à Europa e ao mundo a qualidade da formação desenvolvida no Algarve.
A comitiva representante do Algarve concorreu em 10 profissões: Receção Hoteleira; Cabeleireiro; Serralharia Civil (Construções Metálicas);Serralharia Civil (Chapa Fina);Esteticismo; Contabilidade e Gestão; Soldadura; Eletrónica Industrial; Cozinha e Gestão Redes Informáticas.
Os jovens participantes são profissionais qualificados nas várias profissões em concurso, que frequentaram a sua formação em diversas entidades formadoras da região: dois formandos da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã-Centro Dual concorreram nas profissões de Receção em Hotelaria e Cozinha, um formando da Competir-Formação e Serviços, SA concorreu em Receção em Hotelaria. Os 11 formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro concorreram nas diversas profissões.
Organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Campeonato das Profissões pretende sensibilizar jovens, famílias, profissionais e empregadores para a importância da formação profissional, promover o talento e as competências dos formandos e estimular a sua empregabilidade junto das empresas.
Os bons resultados obtidos deverão ser um incentivo para outros jovens que estão a apostar na sua formação e que poderão ser futuros concorrentes.
Os jovens premiados, todos formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro (CEFPF), foram homenageados na sexta-feira à tarde, pelo delegado regional do Algarve do IEFP, Carlos Baía, e pelo diretor do CEFPF, João Neves, numa cerimónia durante a qual foram entregues certificados de participação.