Os melhores atletas de BTT nacionais vão estar em São Brás de Alportel no sábado e no domingo, para disputar a 4ª e última etapa do Troféu Nacional de Enduro BTT. A prova irá juntar, nos trilhos deste concelho serrano, mais de cem participantes, na sua larga maioria portugueses, mas, também, espanhóis.
A prova do próximo fim-de-semana será composta por quatro percursos distintos «de elevada exigência física e técnica». O sábado será destinado ao reconhecimento, com a competição a acontecer no domingo.
No dia 12, a prova terá início na pista Pumptrack Municipal, situada no Parque de Desporto e Lazer de São Brás de Alportel, pelas 8h15. Os atletas terão que percorrer a primeira ligação de aproximadamente 4 quilómteros até ao percurso 1 -Almargens – «o mais curto de todos os circuitos, mas com grande inclinação e uma refrescante final na ribeira».
«Seguem-se mais 5,7 quilómetros até à segunda pista – Fonte Férrea repleta de “saltos, pedra e singletracks fantásticos…puro enduro!” e termina com uma “trialeira” muito técnica e exigente», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.
Depois de percorrer 4,5 quilómetros de veredas que «põe à prova a resistência e perícia dos atletas», os atletas chegarão ao Percurso da Cova da Muda. «A realizar num “Single track” com uma inclinação muito acentuada, os pilotos mais rápidos farão a diferença que pode ser decisiva para alcançar o primeiro lugar no pódio», ilustrou a autarquia são-brasense.
A última ligação «será a de maior grau de dificuldade, culminando no topo do Arimbo, em plena Serra do Caldeirão, para o início da 4ª pista que eleva ao máximo a destreza física e psicológico dos atletas».
Esta etapa do Troféu Nacional de Enduro BTT é organizada, a nível local, pela Associação X Dream Blásius – Associação para o Desenvolvimento dos Desportos das Duas Rodas e Câmara Municipal de São Brás de Alportel.